Cidades

Municípios têm até esta quarta (7) para atualizar dados de vítimas das chuvas

06/06/2017
Municípios têm até esta quarta (7) para atualizar dados de vítimas das chuvas
Dados devem ser enviados à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil(Foto: André Palmeira

Dados devem ser enviados à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil(Foto: André Palmeira

Os 27 municípios que decretaram situação de emergência após as fortes chuvas que caíram no Estado nas últimas semanas têm até esta quara-feira (7) para mandar para a Defesa Civil do Estado os dados atualizados sobre as vítimas que seguem desalojadas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Henrique de Melo, à medida que o nível das águas for baixando é natural que os números sejam reduzidos. “Estamos aguardando, até amanhã (quarta-feira), os números dos municípios. Eles seguem contabilizando quem mais está necessitado neste momento”, disse o major.

“Essa é a primeira vez que um estado faz esse tipo de serviço. Estamos olhando para os mais necessitados que perderam tudo”, explicou o major.

Segundo ele, as pessoas que seguem desalojadas e perderam tudo serão beneficiadas com colchões, cestas básicas, kits de higiene, lençóis, travesseiros, entre outros donativos.

Gabinete de Crise

Pensando no auxílio à população atingida pelas enchentes, o Governo do Estado criou o Gabinete de Crise da Situação de Emergência (GCSE). O decreto foi publicado nesta terça-feira (6), no Diário Oficial do Estado (DOE), e visa definir ações e monitorar o atendimento aos alagoanos atingidos pelas chuvas, supervisionar a assistência aos municípios, fazer o levantamento de dados, emitir relatórios, apresentar conclusões e propor medidas corretivas e emergenciais, além de definir ações das operações de limpeza e volta para casa.