Artigos

Meio século de atividades

03/06/2017
Meio século de atividades

Na noite memorável do dia três de junho de 2017, docentes/ discentes, familiares, pessoal de apoio da Faculdade CESMAC do Sertão comemoraram em grande estilo os 50 anos de Atividades Educacionais de sua diretora Professora Damares Teixeira Novais, ícone da Educação de Palmeira dos Índios como um todo.

A bem da verdade, implantou os cursos de Administração/Enfermagem/Direito na Terra dos Xucurus com a aquiescência do reitor do Centro Universitário CESMAC, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, conseguindo, assim, terreno outorgado pela Câmara Municipal local cedido pelo então prefeito James Ribeiro.

Graduada em Administração Escolar pela Ufal, Professora Damares colocou em prática seu tirocínio administrativo baseado na sua experiência de ex-secretária de Educação do município, e, portanto, recebeu o título merecido de “ Secretária dos 100 Anos “ de organização das comemorações do Centenário do inolvidável escritor quebrangulense Graciliano Ramos.
Diga-se, de passagem, iniciou sua trajetória de gestora com o apoio do saudoso bispo Dom Fernando Iório e, por conseguinte, no Colégio Sagrada Família permaneceu à frente da Direção até junho e 2015. Com a construção do prédio-sede do CESMAC encravado na Rua Braúlio Monenegro, 285/286, no epicentro de Palmeira dos Índios, consolidou os cursos de Administração/Enfermagem / Direito formando gerações palmeirenses, bem como de cidades circunvizinhas.

Durante meio século de suas Atividades Educacionais, a mestra Damares Novais consagrou-se nos anais de seu tempo. Conta com ajuda de sua única filha – Zaine Simeya Teixeira Novais – Secretária Acadêmica daquela unidade de ensino superior de excelente qualidade. Aliás, tem recebido por parte do MEC encômios pelos seu profícuo trabalho cartorial.

A festejada Educadora é, por excelência, pessoa pública de altas qualidades pessoais e, porque não dizer, de visão de futuro concernente ao destino da Educação da cidade que a recebeu de braços abertos feito Cristo Redentor na Cidade Maravilhosa.
Simples, inteligente, mulher evangélica temente a Deus, faz de sua sublime profissão sacerdócio de prática do cotidiano. E, consequentemente, nesse meio século a serviço da Educação vem sendo alvo de grandes considerações/apreço por parte daquela sociedade interiorana.

Nesse sentido, foi recipendiária da Comenda Natalício Tenório Cavalcanti, pela Fundação das Cultura do Sertão, Comenda Doutor Ib Gatto Marinho Falcão outorgada pela Associação Alagoana de Imprensa (AAI), que a presido com muita honra, o Diploma “ Amigos da Tribuna” concedido pela Direção da Tribuna do Sertão, bem como outras honrarias conquistadas por mérito e dedicação ao magistério de ensino médio e superior.

Tem, portanto, talento capaz de fazer jus ao acróstico que fizeram dedicado à sua pessoa: Dedicação/ Amorosa/ Mulher Determinada/ Ama o que faz/Responsável/ Esperançosa/ Saudosista. Formando, assim, seu nome D A M A R E S.

Por outro lado, ao longo de sua bem-sucedida trajetória educacional, a homenageada ao longo de sua profícua existência tornou-se filósofa de sua época. Em assim sendo, merece reproduzir frases de sua autoria que retratam sua forte personalidade.
“ Penso todas as coisas em Deus que me fortalece/ A humildade é a verdadeira essência das almas nobres/Orar é voar até o céu e abraçar Deus com o coração/ Perdoar para ser perdoado”. Sinal que aprendeu a respeitar o próximo mesmo que este esteja distante motivado pelas desigualdades sociais.

Na qualidade de Professor Titular de Economia da Faculdade CESMAC do Sertão, sou testemunha de sua abnegação, de seu desprendimento profissional, de seu amor à Educação, e, principalmente, de sua lisura para com os negócios daquele empreendimento fantástico que, por sua vez, impulsionou o ensino superior da Terra do Dr. Ivan Barros, fundador da Tribuna do do Sertão, vetusto sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa.

A Direção-geral da Fejal, representada pelo Professor/doutor Douglas Apratto Tenório, vice-reitor do CESMAC, contribui efetivamente pelo sucesso da Professora Damares Teixeira Novais e, ao mesmo tempo, apoia suas ações para que a Faculdade CESMAC do Sertão atinja sua qualidade de ensino de excelência. A todos que a fazem, isto é, professores /alunos parabenizo nesta data magna os cinquenta anos de Gestão Educacional. E, finalmente, almejo vida longa à diretora modelo pelos seus relevantes serviços prestados àquela comunidade. Organização: Francis Lawrence.