Geral

Alagoas se destaca no país com projeto de monitoramento da saúde da população

22/06/2017
Alagoas se destaca no país com projeto de monitoramento da saúde da população

1456_aerton1

O Estado de Alagoas, por meio da Prefeitura de Marechal Deodoro, foi o único do Norte e Nordeste a apresentar uma iniciativa exitosa, nessa quarta-feira (21), no Workshop Experiências Gestão em Atenção Primária do Hospital Israelita Albert Einstein, em Brasília, cujo evento se encerra nesta sexta-feira (23). O trabalho ? considerado uma iniciativa pioneira – foi apresentado pelo secretário de Saúde do Município, Aerton Lessa, com o tema “Superando desafios de monitoramento e promoção de saúde com tecnologia”.

De acordo com o gestor de Marechal Deodoro, o projeto consiste no monitoramento da saúde da população por mensagem via aparelho celular. “Começamos o monitoramento em Igaci (quando gestor daquela pasta) com o uso de tablets, no qual os agentes de saúde visitavam as casas e com isso multiplicavam a ação deles, mas em uma feira em São Paulo conheci a nova ferramenta que cadastra o telefone das pessoas e a monitora via celular, complementando assim o trabalho com os tablets”, comparou.

Aerton explicou que a nova tecnologia ? com o uso do robozinho com inteligência artificial ? faz com que os pacientes hipertensos e diabéticos, por exemplo, recebam informações de especialistas sobre doenças, multiplicando o poder de visita dos agentes, já que o monitoramento além de presencial será também de forma virtual. “Se houver um surto epidêmico na região, a população é informada de imediato sobre como tratar e onde se dirigir”, destaca o secretário de Saúde.

Segundo ele, o projeto monitora o surgimento das doenças de veiculação hídrica ? pioneiro no mundo neste aspecto – e quando percebe os sintomas de leptospirose e diarreia, o  robô gera um alerta e informa como a população deve tratar a água e se tiver diarreia orienta a procurar a Unidade de pronto Atendimento (UPA). Aerton ressalta ainda que o trabalho de Alagoas se destacou no evento pela simplicidade, uso inteligente da tecnologia e pelo baixo custo.

“O nosso foi o único a ser exposto pelo Norte e Nordeste e chamou a atenção ? em se comparando com outros semelhantes, a exemplo do Viva Rio que tem um call center com 30 pessoas envolvidas ? enquanto no nosso caso o monitoramento da população é feito por meio de um robozinho de inteligência artificial que faz um trabalho muito parecido e com custo 90% menor”, concluiu.