Geral

Hortas de plantas medicinais são implantadas no Sertão

07/06/2017
Hortas de plantas medicinais são implantadas no Sertão
Secretário Álvaro Vasconcelos ao participar da implantação da horta comunitária de plantas medicinais que trará diversos benefícios no Sertão. Ascom

Secretário Álvaro Vasconcelos ao participar da implantação da horta comunitária de plantas medicinais que trará diversos benefícios no Sertão. Ascom

Alunos, técnicos e professores do município de São Brás participaram, nesta quarta-feira (7), da implantação da horta comunitária medicinal com o plantio de mudas de diversas espécies. O Programa “FarmáciaViva” é uma parceria da Seagri com a Ufal.

A Escola Municipal José Tavares de Castro foi escolhida para a confecção dos canteiros para o plantio das mudas de 17 espécies de plantas medicinais, e contará com a ajuda de professores, técnicos e alunos na produção das plantas.

Como explica o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a finalidade da horta comunitária de plantas medicinais é fazer a doação de mudas aos agricultores, escolas, casas de idosos, creches e pessoas interessadas.

“Essa iniciativa da Ufal e do Governo de Alagoas visa incentivar a cultura do uso de plantas medicinais e a implantação de farmácias vivas para chás medicinais na comunidade”, afirma Vasconcelos.

Clemens Fortes, professor do Centro de Ciências Agrárias da Ufal e coordenador do projeto, destaca a parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, uma vez que significa um avanço no projeto, envolvendo as prefeituras do interior.

“A consolidação dessa parceria vai contribuir demais com o sucesso do projeto em Alagoas e conscientizar as pessoas da importância dos medicamentos fitoterápicos”, afirma o professor.

Fernanda Moura, diretora da Escola Municipal José Tavares deCastro, reconhece a iniciativa do Programa e destaca que servirá para conscientizar toda comunidade sobre as plantas medicinais.

“Essa horta comunitária medicinal servirá também para curar as pessoas e ainda para aulas práticas dos alunos nos assuntos dados em sala de aula”, afirma a professora.