Cidades

Fiéis celebram feriado de Corpus Christi, em Palmeira dos Índios

15/06/2017
Fiéis celebram feriado de Corpus Christi, em Palmeira dos Índios
Tapetes foram montados por fiéis nas ruas centrais de Palmeira dos Índios (Foto: Cortesia)

Tapetes foram montados por fiéis nas ruas centrais de Palmeira dos Índios (Foto: Cortesia)

Fiéis católicos montaram, desde cedo, tapetes nas ruas centrais de Palmeira dos Índios, como parte da celebração do feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 15. Corpus Christi significa Corpo de Cristo, uma festa religiosa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Os fiéis se utilizam de pó de serra, trigo, café, casca de café e colorantes para compor as imagens.

Em Palmeira dos Índios, a procissão sairá do Colégio Cristo Redentor, no bairro São Cristóvão, percorrendo as ruas principais da cidade até chegar à Catedral Diocesana, onde a cerimônia será presidida pelo Bispo Dom Dulcêncio Fontes de Matos.

A expectativa é que um público de cinco mil pessoas acompanhe a procissão.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.