Geral

Emater Alagoas discute plano de trabalho do Projeto Dom Helder

22/06/2017
Emater Alagoas discute plano de trabalho do Projeto Dom Helder

unnamed (10)

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, esteve em Aracaju, nos dias 19 e 20 de junho, junto à equipe técnica do órgão, para discutir a construção do plano de trabalho destinado ao atendimento de 1974 famílias de agricultores alagoanos englobadas pelo Projeto Dom Helder.

Ações e metodologias para execução do projeto foram discutidas com os estados de Sergipe e Bahia, que também estão contemplados, e com as equipes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e da Secretaria Especial da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do Governo Federal.

O projeto existe desde 2001 com o objetivo de melhorar o acesso da população rural a políticas públicas e na geração de oportunidades de acesso a mercados, tendo como principal ação a oferta de assistência técnica permanente com foco nas necessidades identificadas em cada região.

O Estado de Alagoas está inserido na segunda etapa do projeto com a participação de 1974 famílias de 21 municípios do Médio e Alto Sertão. Além dos municípios alagoanos, outros 108 municípios são atendidos pelo Dom Helder nesta etapa.

De acordo com o presidente da Emater, Carlos Dias, o plano de ação irá beneficiar as famílias com assistência técnica e com recursos de fomento à produção destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

“A Emater vai fazer o papel de indutor desse processo de desenvolvimento em 21 municípios do Médio e Alto Sertão. Ao todo, o convênio vai disponibilizar R$ 2 milhões por ano, ao longo de três anos e teremos aproximadamente R$ 4,5 milhões, que serão destinados como repasse de recurso direto às famílias contempladas para desenvolvimento da produção agrícola”, explicou o presidente.

A reunião de articulação também contou com a presença da superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Rita de Cássia, da gerente de Ater, Graça Seixas, e do assessor executivo de Planejamento e Qualidade, Roncalli Araújo.