Geral

Delegacia de Homicídios aumenta em 300% conclusão de inquéritos em maio

07/06/2017
Delegacia de Homicídios aumenta em 300% conclusão de inquéritos em maio
Em maio de 2016, a Delegacia de Homicídios da Capital concluiu 22 inquéritos, contra 93 em 2017. (Foto: Larissa Wilson)

Em maio de 2016, a Delegacia de Homicídios da Capital concluiu 22 inquéritos, contra 93 em 2017. (Foto: Larissa Wilson)

A reestruturação da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), implementada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, apresentou resultados positivos no mês de maio, a exemplo do que ocorreu no mês anterior, mantendo nível de crescimento em esclarecimento de crimes e conclusão de inquéritos policiais.

Dados da Assessoria Técnica de Estatística e Análise Criminal (Ateac) da Polícia Civil de Alagoas registraram que, em maio deste ano, houve um aumento na resolução de inquérito, se comparado com o mês de maio de 2016.

Em maio do ano passado, 22 inquéritos foram concluídos. No mesmo período de 2017, a equipe da Delegacia de Homicídios da capital concluiu 93 inquéritos policiais, representando um crescimento de 300% no esclarecimento de crimes e na conclusão de inquéritos policiais. Destes, 60% com autoria definida.

O delegado-geral Paulo Cerqueira parabeniza toda equipe que compõe a especializada, Gerência da Área 1, coordenador, delegados, escrivãs e agentes.

No mês passado havia expectativa relativa ao aumento de produtividade da DHC, que contribuiu para a diminuição do número de homicídios na capital alagoana, como ficou evidenciado agora pelos números registrados em maio. O esclarecimento dos assassinatos e a conclusão dos inquéritos têm permitido a identificação dos autores, a consequente prisão dos responsáveis pelos crimes praticados, impedindo que os mesmo cometam outros homicídios.

“Acredito que o ritmo de crescimento será mantido, beneficiando toda a sociedade, pois sabemos que com o esclarecimento do homicídio e a consequente conclusão do inquérito policial, os autores podem ser presos, o que, aliás, ocorreu em diversos casos, permitindo que a sensação de impunidade não aconteça, além de evitar que os criminosos voltem a assassinar outras pessoas, o que contribuiu para redução do número de homicídios”, esclareceu o delegado-geral.

Paulo Cerqueira reforçou que o apoio do secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, e do governador Renan Filho às ações da Polícia Civil tem sido fundamental para melhorar cada vez mais o trabalho da instituição.