Artigos

Comendador Caio Porto Filho

10/06/2017
Comendador Caio Porto Filho

Tive o prazer de privar da fidalguia de sua inolvidável genitora – Ilza Espírito Santo Porto – consagrou-se nos anais do seu tempo quer como exímia escritora, quer como membro da octogenária Associação Alagoana de Imprensa (AAI), bem como imortal da Academia Alagoana de Letras.

Dela herdou a beleza, o amor às artes, às letras. Do pai – Caio de Aguiar Porto – a paixão pelo Direito, pelo mar, pelo futebol e o remo. Em assim sendo, sempre pautou sua vida dentro da ética, respeitando a probidade pública a serviço do bem comum.

Agora septuagenário teve sua biografia escrita pelo companheiro de andanças/paranças – João Francisco Sombra de Albuquerque que, por sua vez, narrou sua profícua existência através do majestoso livro intitulado Caio, O Amigo. Inseriu o pensar do biografado, a família/infância/juventude e, principalmente, a vida do advogado Caio na Cidade Maravilhosa. Diga-se, de passagem, registrou sua participação como analista de projetos do fundo de financiamento de Projetos e Programas – FINEP – integrando a equipe do então ministro do general-presidente Castelo Branco, Roberto de Oliveira Campos, cognominado de “ Bob Fieds”.
Por outro lado, nas belas páginas da obra o autor fez constar fotos do biografado com os filhos do primeiro casamento, O Banco Interamericano de Dasarrolo, Universidade de Pittsburgh, Caio na praia de Copacabana ( 1959), quando se formou em 1953, fotos da família reunida, bem como abraçado como o amigo/irmão.

Registro, portanto, poema escrito pela sua inesquecível mãe sobre o filho Caio Filho, datado de maio de 1993. “ Vejo-te no quarto, meu filho/ na cadeira do teu pai/ fazendo -me companhia. / E minha alma se enternece/ e mando a Deus uma prece/ para que te proteja noite e dia/ Vejo-te no meu quarto, meu filho/ sentado, preocupado,/ falando-me de tua vida./ E logo meu coração/ deseja dar-te, na emoção/ toda a ventura merecida./ Vejo-te no quarto , meu filho/sempre atento, deprimido/ mostrando cuidado profundo./ E logo, em meu pensamento,/ queria dar-te neste momento/ toda a alegria do mundo./ Vejo-te no quarto, meu filho,/ procurando estar a meu lado/ dando-te teu tempo, proteção. / E só posso dizer comovida/ Que Deus abençoe tua vida/ Com a bênção do meu coração/Tua mãe”.

Nesse sentido, o Criador ouviu a prece de uma mãe que pedia todo tipo de proteção ao filho querido. E, sendo assim, Caio foi bem-sucedido quer na profissão, quer nos amores que teve com as mais belas mulheres de Maceió, e, por extensão, com as cariocas durante sua estada no Rio de Janeiro.

Recordar é viver novamente. E, nesse sentido, trago à tona a foto que registro o saudoso governador Divaldo Suruagy dando posse ao Caio como então presidente da EMATUR – Empresa Alagoana de Turismo. Caio com seu colega e amigo Geraldo Mota, nos idos de 1977. Caio com o então prefeito de Maceió, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho. Hoje, reitor do Centro Universitário CESMAC.

O livro, por sua vez, resgata a memória de muitos homens públicos que estão noutra dimensão. E, por isso, traz de volta recordações agradabilíssimas recheadas de saudades eternas. Por exemplo, Caio como Diretor Técnico da Vila Olímpica Albano Franco SESI, Carlos Guido Ferrário Lobo ao lado do inesquecível Napoleão Barbosa, ex-presidente da Casa das Indústrias do Estado de Alagoas.

A bem da verdade, Caio sempre foi amigo da família. Por essas razões, fez questão que o autor inserisse o DEPOIMENTO de seu querido/adorado irmão Cid Eduardo Porto. “ Acredito que meu pai sempre teve uma admiração gigante pela forma de viver de tio Caio, que carinhosamente chama Cainho, onde a leveza e a arte de saber viver estão sempre estampadas no eterno sorriso lindo, olhos brilhantes, aliadas a um super disposição em levar essa alegria a todos que estão a sua volta!”

A obra traz também a posse do Caio como então presidente do Conselho de Administração da AGROVALE S/A, e, por isso, fez belíssimo poema que faço questão de reproduzir.” É o solo, o céu, são os funcionários, a tradição, / A consciência, a conivência, o berço dos nossos sonhos./ A comunhão dos nossos propósitos,/ E a razão de ser dos nossos objetivos”.

Por fim, registro o momento de Caio sendo recipendiário da Comenda Doutor Ib Gatto Marinho Falcão ao lado de sua bela companheira. Traduz, portanto, o meu apreço/ consideração e, principalmente, a minha admiração à pessoa do Comendador Caio Porto Filho. Organização: Francis Lawrence.