Geral

Banksy desiste de oferecer obras por votos anti-May após alerta da polícia

06/06/2017
Banksy desiste de oferecer obras por votos anti-May após alerta da polícia

O grafiteiro britânico que usa o pseudônimo de Banksy desistiu de oferecer obras de arte gratuitas a quem votasse contra o Partido Conservados da primeira-ministra britânica, Theresa May, na eleição geral da próxima quinta-feira no Reino Unido depois que a polícia alertou que o gesto iria invalidar o resultado.

O artista, que conquistou fama global com suas obras de arte de rua inesperadas, ofereceu reproduções de sua famosa “Garota com balão” a eleitores de seis distritos eleitorais próximos de sua casa em Bristol que votassem contra May. Os eleitores teriam que oferecer provas fotográficas de sua votação para ganhar a reprodução.

O grafiteiro alertado pela polícia que aceitar presentes em troca de votos é um delito. “Lamento anunciar que esta promoção mal concebida e dúbia agora está cancelada”, disse em comunicado o artista, cujo trabalho muitas vezes tem cunho político.

Cinco dos seis distritos eleitorais contemplados pela oferta de Banksy são redutos dos conservadores, que têm uma pequena vantagem sobre o Partido Trabalhista nas pesquisas.

No mês passado, um mural de Banksy sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) apareceu na fachada de um edifício da cidade inglesa de Dover, na primeira manifestação do misterioso artista britânico sobre o Brexit.