domingo, 17 de novembro de 2019

Notícias

In:

Aplicativo auxilia população de Marechal Deodoro no socorro às doenças causadas pelas cheias

Por Redação com Assessoria
Em Marechal Deodoro, já foram identificados mais de 200 casos de diarreia e dois casos suspeitos de leptospirose; sistema contribui para a identificação destas doenças (Foto: Hiarley Sabino)

Em Marechal Deodoro, já foram identificados mais de 200 casos de diarreia e dois casos suspeitos de leptospirose; sistema contribui para a identificação destas doenças (Foto: Hiarley Sabino)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Marechal Deodoro iniciou nesta terça-feira, 20, as ações do programa de monitoramento das doenças causadas pelas águas das enchentes que atingiram o município. Entre as ações, está a distribuição de panfletos informativos e o monitoramento por meio de mensagens de celular, ferramenta usada de forma inédita para o monitoramento e combate às doenças causadas pelas chuvas.

A tecnologia funciona por meio de mensagens, em que a população deve responder às perguntas e não pagará nada pelo envio. De acordo com o conteúdo das respostas, as enfermeiras do PSF da região, receberão notificações e entrarão em contato com o morador.

Durante as visitas, os agentes pegam o nome e o contato de telefone do morador e leva pra a enfermeira do posto cadastrar. Outra forma que cadastro é o próprio morador enviar uma mensagem com o nome “enchente” para o número 28403. O serviço é totalmente gratuito.

No total, em Marechal Deodoro, já foram identificados mais de 200 casos de diarreia e dois casos suspeitos de leptospirose. O sistema contribui para a identificação destas doenças.

AÇÕES INTENSIFICADAS – Após as chuvas que afetou o município, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate às doenças causadas pelas enchentes. Além do programa “Tá Na Hora” e das visitas dos agentes de saúde, as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde realizam palestras nas salas de espera para os pacientes. Além disso, são entregues materiais com informações sobre as doenças e a nova ferramenta.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com