Geral

Aos 81 anos, Hermeto Pascoal vai lançar disco com uma big band

26/06/2017
Aos 81 anos, Hermeto Pascoal vai lançar disco com uma big band
Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal

Seria complicado para um não brasileiro entender o que queria dizer Hermeto Pascoal em suas partituras para big bands. Como, em apenas uma narrativa, ele poderia passar por um maracatu e um baião em meio a pensamentos harmônicos totalmente fora dos padrões? Se os ingleses sofreram para acompanhá-lo, sobretudo pela complexidade rítmica, os brasileiros acabam de fazer o primeiro álbum com esta proposta na carreira do músico alagoano.

Idealizado pelo pianista Tiago Gomes, Hermeto Pascoal e Big Band deve ser lançado em outubro e traz a experiência inédita do músico de 81 anos ao lado de uma big band, com mais de 20 integrantes. “De alguma forma, Hermeto volta às origens”, explica Tiago. “Poucas pessoas se lembram, mas ele fez arranjos para discos de Taiguara e Fagner, além de trilhas sonoras para a televisão.” Um comentário do músico alagoano já indicava que ele queria aproveitar o convite para mostrar uma outra face. “Hermeto disse que não queria muitos solos, que preferia mostrar o lado arranjador e compositor.”

O álbum está sendo patrocinado pelo programa de incentivo musical da empresa Natura e deve contar com apresentações no segundo semestre para oficializar seu lançamento. “Aprendi com ele a colocar sempre a intuição em primeiro lugar”, diz André Marques, seu pianista há mais de 20 anos.