Geral

Alunos do curso de Engenharia vão participar de Conferência Nacional, em Atenas

16/06/2017
Alunos do curso de Engenharia vão participar de Conferência Nacional, em Atenas

unnamed

Fomentar o ensino, a pesquisa científica e o intercâmbio também é uma das metas do governo Júlio Cezar. E por pensar assim é que a prefeitura vai apoiar os alunos do curso de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, em uma viagem à Atenas, na Grécia. O prefeito se reuniu com representantes do curso que vão participar da 7ª Conferência Internacional Anual de Engenharia Civil, organizada pela Association Athenas Institute for Education and Research (Atiner), que acontecerá de 19 a 24 de junho.

A Conferência contará com estudantes e pesquisadores, que farão troca de experiências e de práticas desenvolvidas nas instituições de ensino de todo o mundo. No caso dos estudantes de Palmeira, eles apresentarão diversos projetos. Entre eles estão a análise do comportamento da borracha de pneus inservíveis na fabricação de pisos, de autoria de João Marcos Ferreira e Thannys Nascimento; a reutilização do gesso na fabricação de painéis de revestimentos decorativos em 3D, de Lucas Nascimento e Rafael de Carvalho, e a viabilidade do uso de cinzas da casca do arroz para a fabricação de blocos vazados, dos estudantes Emanuel Filipe Amaral e Diogo Barbosa. De cada dupla, apenas um irá à capital grega: João, Lucas e Emanuel.

O estudante e pesquisador Emanuel Filipe Amaral disse que este será um momento muito importante para a divulgação dos projetos realizados no Ifal de Palmeira, e também, para a troca de experiências com outros pesquisadores. “Só temos a agradecer por todos aqueles que contribuíram, inclusive, com a vaquinha on line, e fizeram com que o nosso sonho de viajar e representar Alagoas se tornasse realidade. Agradecemos ao prefeito Júlio Cezar pela contribuição e aproveitamos para dizer aos jovens que estudem e nunca desistam de seus objetivos. Essa troca de experiência será muito enriquecedora para todos nós”, destacou.

A professora Sheyla Marques, orientadora do estudo de viabilidade do uso da cinza da casca de arroz para fabricação de blocos vazados, também vai viajar com os estudantes para a Grécia. “Gostaríamos de agradecer a todos, inclusive à prefeitura de Palmeira dos Índios, e ao prefeito Júlio Cezar, por nos ajudar a fazer esta viagem. Este fomento à pesquisa, este olhar para a questão ambiental, pois todos os projetos selecionados são voltados para esta área, é muito importante. O Instituto de Palmeira dos Índios e a prefeitura tiveram esse olhar e a preocupação com o meio ambiente e o fomento à pesquisa, que ainda tem muita dificuldade para receber ajuda. Estamos muito gratos por isso”, destacou a professora.

Emocionado, o prefeito Júlio Cezar incentivou os alunos universitários para que trilhem o caminho dos estudos, e no futuro, possam colher bons frutos e entrar no mercado de trabalho com capacidade de alcançar patamares que só a educação pode proporcionar. “Tenho certeza que essa será uma experiência inesquecível. Peço que vocês não desviem dos seus caminhos. Às vezes, é preciso dizer não e renunciar a muitas coisas. Aprendam a dizer não às drogas e renunciem . Nem tudo que é bom e fácil é bom para a a gente. Renunciem aos amigos que não podem encaminhar para o bem. Quantos jovens queriam estar no lugar desses estudantes, viajar para a Grécia, ou mesmo estar fazendo um curso universitário?”, indagou o prefeito.

E continuou. “Vocês estão tendo uma oportunidade como poucos, pois a vida não é fácil e cada um constrói e conduz a si mesmo. Não esqueçam que Deus existe, entreguem tudo a Ele e coloquem todos os seus desejos nas mãos Dele. E quando vocês concluírem o curso não esqueçam que não é só o diploma que conta, o que conta é ser o melhor. e entendam que o que a escola dá ninguém tira”, afirmou o prefeito Júlio.

Além dos estudantes do curso de Engenharia Civil do Ifal e do prefeito Júlio Cezar, participaram da reunião o procurador do município Roberto Pontes, a diretora do Ifal Campus Palmeira dos Índios professora Ana Quitéria e o professor do curso de Engenharia Civil e coordenador de projetos do município Jesimiel Pinheiro.