Cidades

Agreste será contemplado com primeiro Centro de Educação Integral da rede estadual

14/06/2017
Agreste será contemplado com primeiro Centro de Educação Integral da rede estadual
ideia do Governo de Alagoas é que o espaço beneficie não só os mais de cinco mil estudantes das três unidades de ensino, mas toda a população arapiraquense. Fotos: Valdir Rocha

ideia do Governo de Alagoas é que o espaço beneficie não só os mais de cinco mil estudantes das três unidades de ensino, mas toda a população arapiraquense. Fotos: Valdir Rocha

Quem passa pelas ruas do bairro do Baixão, em Arapiraca, fica impressionado com o ritmo de homens e máquinas trabalhando. Ali será erguido um projeto pioneiro na rede pública estadual que unirá educação, esporte e cultura, fortalecendo ainda mais os laços entre escola e comunidade.

Denominado Centro de Educação Integral (CEI), o espaço que abrange as escolas estaduais Professor José Quintella Cavalcanti, Izaura Antônia de Lisboa (Epial) e Pedro Reis contará com diversos equipamentos esportivos e culturais, a exemplo de pista de atletismo, piscina semiolímpica, campo de futebol society com grama sintética, auditório e concha acústica.

Além disso, o Centro vai dispor de três ginásios, dentre estes, o da Escola Quintella Cavalcanti, que está na fase final da reforma e será um dos mais modernos do Nordeste. O espaço conta com piso emborrachado que amortece o impacto de quedas e cadeiras confortáveis, tecnologia similar à utilizada no Ginásio do Geraldão, em Recife.

Integração e expansão – A ideia do Governo de Alagoas é que o espaço beneficie não só os mais de cinco mil estudantes das três unidades de ensino, mas toda a população arapiraquense.

“Para que tenhamos uma educação de qualidade é importante que a escola se interligue à sociedade, atraindo as famílias e a comunidade em geral de forma que estas fortaleçam o sentimento de pertencimento àquele espaço. Por meio do CEI, teremos as três escolas integradas em uma única e ampla área de convivência que une educação, cultura e esporte e valoriza nossa juventude com uma nova concepção educacional”, avalia o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

A gerente da 5ª Gere, Eliete Rocha, também aponta os benefícios do espaço. “Por meio dessa integração, professores e alunos destas três escolas terão a seus dispor diversos equipamentos que enriquecerão a sua aprendizagem. É um presente para Arapiraca”, diz a gerente.

E esse projeto deve se expandir para o resto do Estado. “Pretendemos fazer um centro em Maceió e mais dois no interior. A ideia é levá-lo para onde houver espaço para construção”, avisa Luciano Barbosa.

Sonho realizado – Alunas da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, Lívia Melo, Bruna Caroline Gomes e Ana Vitória dos Santos estão empolgadas com a construção. Durante visita do secretário Luciano Barbosa ao canteiro de obras, elas fizeram questão de conhecer melhor o projeto.

“Está tudo muito lindo, estou amando a ideia de ter uma piscina”, conta Bruna. “Há muito tempo queríamos um espaço como esse”, complementa Lívia. As duas garotas, por sinal, contam os dias para praticarem natação na piscina.

Ana Vitória destaca que a recuperação do ginásio da escola, que, quando pronto, estará apto a receber grandes competições, também propiciará o melhor aproveitamento dos jogos internos. “Antes, a gente tinha apenas a abertura dos jogos aqui, mas o restante era disputado do Ginásio João Paulo II, do município. Agora, teremos tudo em nosso ginásio”, comemora a garota.