Política

Vaqueiros realizam de todo o País ato em Brasília para cobrar a aprovação da PEC 304

10/05/2017
Vaqueiros realizam de todo o País ato em Brasília para cobrar a aprovação da PEC 304
Vaqueiros apostam na tradição da vaquejada (Foto: Cortesia)

Vaqueiros apostam na tradição da vaquejada (Foto: Cortesia)

Milhares de vaqueiros e amantes da vaquejada realizam um ato durante toda esta quarta-feira, 10, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. A expectativa é que os deputados federais aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304 que desconsidera cruéis as práticas desportivas que utilizam animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição.

O vice-presidente e diretor jurídico da Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM), Henrique Carvalho, que participou de audiências públicas da Comissão Especial, espera que a PEC seja aprovada sem nenhum problema. Ele garante que ficou claro para os deputados que a atividade não oferece risco à saúde e ao bem estar dos animais.

“Em todas as audiências que participei, pude esclarecer qualquer dúvida sobre a segurança dos animais, principalmente dos bois. Trouxemos veterinários conceituados nacionalmente e internacionalmente que comprovaram que os animais não sofrem sequer algum tipo de estresse ou lesão”, disse.

O deputado federal alagoano, Pedro Vilela (PSDB), divulgou nas redes sociais um vídeo convocando todos os amantes da vaquejada a comparecerem ao ato desta quarta-feira. Segundo ele, são necessários pelo menos 308 votos favoráveis para a aprovação.

“A votação está prevista para esta quarta-feira. Precisamos de no mínimo de 308 votos para aprovar a PEC. Por isso, convoco a todos que falem com seus deputados e peçam que ele vote ‘sim’. A vaquejada tem mais de 100 anos de tradição e oferta milhares de empregos e movimenta milhões de reais”, disse.