Geral

Unidades de Saúde realizam caminhada pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em Palmeira

18/05/2017
Unidades de Saúde realizam caminhada pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em Palmeira

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Dr° Osvaldo Silva e Espaço Renascer encerraram as atividades da Semana da Luta Antimanicomial com uma grande caminhada, hoje (18), pelas ruas do Centro de Palmeira. Participaram da caminhada a secretária municipal de Saúde Katia Born, os vereadores Dindor e Joelma Toledo, usuários, familiares e amigos e profissionais da saúde mental do município.

Exibindo _MG_0025.JPG

 

Durante a caminhada a coordenadora do Caps Dr° Osvaldo Silva destacou a importância da reintegração desses usuários na sociedade, a desmistificação da ideia da loucura e de como ajudar aqueles que sofrem com algum transtorno ou dependência química.

Exibindo _MG_0053.JPG

 

“A ideia da luta antimanicomial já está presente em diversos órgãos, nas escolas, no trabalho, na saúde pública, e em todo lugar é preciso discutir o tema. E hoje estamos aqui comemorando conquistas e vitórias. A luta não acabou. Tem muito hospital querendo retomar o ‘trancafiamento’ de pacientes. Agora, o município trabalha em parceria com o Hospital, contando com leitos de retaguarda para quando algum usuário passar mal, o mesmo ser internado e ficar em observação. Isso é cuidar, é tratar bem, com atenção e com humanização”, disse a secretária Kátia.

Exibindo _MG_0155.JPG

 

A Semana da Luta Antimanicomial ainda contou com capacitações para profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência. Foram abordados diversos temas relacionados à luta antimanicomial e assistência aos usuários com transtorno.