Geral

Unidades da Sesau atenderam quase 5 mil pessoas no feriadão

02/05/2017
Unidades da Sesau atenderam quase 5 mil pessoas no feriadão

Durante o feriado do Dia Internacional do Trabalho, que ocorreu de 29 de abril a 1º de maio, as unidades ligadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fizeram o atendimento de 4.940 pessoas na capital e no interior do Estado. O balanço foi divulgado no início da tarde desta terça-feira (2), pela Superintendência de Atenção à Saúde (Sesau).

No Hospital Geral do Estado (HGE), maior unidade pública de Alagoas, 1.073 pessoas foram atendidas em casos de urgência e emergência. Deste total, 171 foram vítimas de acidentes casuais, cinco de acidentes de trabalho e 40 agressões por arma de fogo e arma branca. A equipe multiprofissional do HGE realizou 51 procedimentos cirúrgicos, além de atender 750 casos clínicos, vítimas de queimaduras e acidentes de trânsito.

Samu

As Centrais Maceió e Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram 333 atendimentos durante o feriadão do Dia Internacional do Trabalho. As ocorrências tiveram relação com acidentes de trânsito, agressões por arma de fogo, arma branca e atendimentos psiquiátricos.

No período de 29 de abril a 1º de maio, o Samu recebeu 4.978 ligações, com um alto número de orientações médicas por meio do telefone 192. Em Maceió foram 207 e, em Arapiraca, 60. Os médicos plantonistas prestaram orientações sobre queimaduras, queda da própria altura, machucados, febre alta, mordida ou picada de animal.

Os atendimentos nos cinco Ambulatórios 24 Horas da capital alagoana somaram 2.823. Desse dotal, 751 foram realizados no Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins; 107 no Noélia Lessa, na Levada; 467 no Ambulatório Denilma Bulhões, no bairro Benedito Bentes; 621 no Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira; e 877 no João Fireman, no bairro do Jacintinho.

Arapiraca

A Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou 393 atendimentos. Desse total, foram 66 vítimas de quedas da própria altura, 114 vítimas de colisões e quedas de motos, quatro vítimas de arma de fogo e uma de arma branca. Ao longo do feriadão, 367 pessoas receberam alta médica e 26 permanecem internadas.