Cidades

Semarh encerra primeira fase do projeto Orla, em Marechal Deodoro

22/05/2017
Semarh encerra primeira fase do projeto Orla, em Marechal Deodoro
Foto: Cortesia/Ascom Prefeitura de Marechal Deodoro)

Foto: Cortesia/Ascom Prefeitura de Marechal Deodoro)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) concluiu, na sexta-feira (19), em Marechal Deodoro, a oficina do projeto Orla, que tem como meta planejar e assegurar recursos junto ao Governo Federal para o ordenamento de espaços públicos, com foco na preservação ambiental. O evento reuniu moradores, pescadores, prefeitura e representantes de órgãos municipais e estaduais.

A primeira fase da implantação do projeto aconteceu entre os dias 15 e 19 de maio. A oficina tratou das problemáticas existentes na orla de Marechal Deodoro e contou também com palestras dos técnicos do Ministério do Meio Ambiente e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Ao final do ciclo de debates foi construído o diagnóstico dos trechos de orla.

Esse diagnóstico consiste na identificação dos problemas, tanto da orla marítima quanto da lagunar. Concluída essa etapa será realizada a segunda fase do projeto, prevista para agosto, na qual serão criadas estratégias para o reordenamento de espaços públicos.

No calendário do projeto consta ainda a realização de uma audiência pública para tratar sobre o ordenamento da orla no município, em data aind a a ser definida.