Geral

Seduc promove programação especial em homenagem ao Dia do Físico

24/05/2017
Seduc promove programação especial em homenagem ao Dia do Físico
Programação teve início na quarta-feira (23) com a exposição de experimentos científicos interativos. Valdir Rocha

Programação teve início na quarta-feira (23) com a exposição de experimentos científicos interativos. Valdir Rocha

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove uma programação especial sobre o ensino de física nesta quinta-feira (25) em atividades que forma inciadas na terça-feira (23). As atividades incluem a exposição de experimentos científicos, palestras para professores e a premiação dos medalhistas das olimpíadas estadual e brasileira de física. A programação é relativa às comemorações do Dia do Físico, celebrado em 19 de maio.

A programação teve início na quarta-feira (24) com a exposição de experimentos científicos interativos e show de física no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), no Cepa. As atividades estão sendo realizadas pelo Cecite em parceria com a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e têm como público-alvo os alunos e professores da rede estadual de ensino e acontecem nos três horários.

Já nesta quinta-feira (25), a partir das 14h, no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), também no Cepa, haverá a premiação dos estudantes que conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e na Olimpíada Estadual de Física.

Ainda nesta quinta-feira, a partir das 15h, serão proferidas duas palestras para os professores da rede estadual: “A Física da Música”, com o Professor Doutor Elton Malta Nascimento, do Instituto de Física da Ufal e “Os Desafios para o Ensino de Física no Século XXI”, com o professor-doutor Roberto Jorge Vasconcelos dos Santos.

“Toda esta programação foi pensada no sentido de estimular o interesse do aluno pela física e desmistificar a ideia de que ela é distante da nossa realidade e de difícil entendimento”, explica Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc.

Lisboa ressalta que a Seduc vem empreendendo diversas atividades relacionadas à formação e ao ensino de física nos últimos meses. “A física é parte essencial do nosso projeto de robótica, que desde o ano passado, está presente em 50 escolas e, este ano, será ampliado para mais 45. Também fizemos diversas formações com professores, a exemplo da ocorrida no Simpósio Alagoano de Ciências da Natureza e Matemática, o SALCINM, onde também foi formado o grupo de estudos em física”, conta.

A data

O Dia do Físico se comemora em 19 de maio por fazer referência ao ano de 1905, quando o físico alemão Albert Einstein publicou quatro artigos que mudariam os rumos e a história desta ciência, dentre os quais, os das teorias da Relatividade Restrita e da Relatividade Geral.