Cidades

Rota interior: Venerável Ani Zamba Chözom volta a Maceió e repassa ensinamentos budistas

05/05/2017
Rota interior: Venerável Ani Zamba Chözom volta a Maceió e repassa ensinamentos budistas

Ser budista é olhar além. Olhar ao redor. Olhar o agora. É retirar o “ser” acompanhado da palavra “budista” logo em seguida. É deixar o ego evaporar e o karma agir por si.

E perceber isso já é um passo importante para um longo caminho até o despertar, até a iluminação, como aconteceu pela primeira vez há mais de 2.500 anos com o príncipe nepalês Sidarta Gautama, o chamado Buda Shakyamuni.

Ele visualizou que a vida é uma torrente em câmera lenta. E as águas nunca são as mesmas ou com intensidade semelhante. Como uma onda no mar. E várias outras ondas no mar. Que nascem e morrem. Nascem e morrem. Somos, então, espumas ao vento.

Para ter essa ótica da manifestação do que é viver e do que é experienciar cada momento como único, faz-se necessário um convite simples: antes de tudo, olhar para dentro.

Sente-se. Acomode-se. Concentre-se. Perceba-se. Respire fundo. Pronto. É na meditação que a gente se encontra enquanto gente, enquanto ser vivo, enquanto parte do todo terrestre e universal.

É essa oferta que a Venerável Bhikkhuni Zamba Chözom faz neste mês de maio a todos os alagoanos. Ani Zamba, como é também conhecida, estará a partir desta sexta-feira (5) realizando um retiro espiritual em Maceió, indo até domingo (7). O local é à beira da praia de Ipioca.

Ele, o retiro, se atém à prática da atenção plena (mindfulness) – com os praticantes em total silêncio e se alimentando de comida ovo-lacto-vegetariana – e aborda técnicas de meditações, além do tema principal “Os 3 Pontos Essenciais que Atingem o Coração: Visão, Meditação e Conduta (de Garab Dorje)”.

A monja londrina, que foi aluna de Sua Santidade Dalai Lama e trabalhou com Madre Teresa de Calcutá, tem 47 anos no Budismo, passados em diversos países da Ásia. Seu enfoque não-sectário é voltado para a natureza da nossa consciência e a mente, tendo uma abordagem mais científica que religiosa.

Outros dois momentos também serão realizados em Maceió, porém na Clínica Lúmen, na Ponta Verde, nos próximos dias 8 e 10, respectivamente com palestras sobre liberdade e a confusão como caminho para o despertar.

A Dança das Emoções

Em 2013, Ani Zamba lançou o livro “A Dança das Emoções” transpondo para o papel os ensinamentos que repassava em suas aulas. As palavras em formato físico ganharam novos contornos, porque transitam com a ideia de fluidez do texto, bailando à frente do leitor.

Nele, ela explica como cada um, através da atenção plena, pode se guiar em meio a essas “energias que se movem”, as emoções, até chegarmos à sabedoria.

“É importante ver e compreender o valor de seus processos mentais como sendo a fonte de todas as suas experiências. Independente do nome e valor que dermos a isso, todas as nossas experiências, não importam como elas surjam – felicidade ou infelicidade – têm suas origens em processos psicológicos. Então, é imperativo compreender o que chamamos de mente e como ela funciona, se desejarmos atingir a felicidade genuína”, diz a venerável monja.

SERVIÇO

Retiro (5 a 7 de maio)

“Os 3 Pontos Essenciais que Atingem o Coração: Visão, Meditação e Conduta (de Garab Dorje)”

Local: Sítio Carababa – AL-101 Norte, km 16, bairro de Ipioca, Maceió-AL

Investimento: R$ 450 (dinheiro será revertido na alimentação, hospedagem, passagens aéreas de Ani Zamba e para os projetos sociais dela pelo Brasil). As inscrições são prévias e as vagas, limitadas.

Palestras

Dia 8 de maio – “O Que Significa Ser Livre? Compreendendo a Liberação”

Dia 10 de maio – “Usando a Confusão Como Caminho Para o Despertar”

Local: Clínica Lúmen, na Rua Prof. Sandoval Arroxelas, bairro de Ponta Verde, Maceió-AL

Horário: 19h

Investimento: R$ 50 (inscrições podem ser feitas no local)