Geral

Procurador Regional Eleitoral se despede do TRE/AL

15/05/2017
Procurador Regional Eleitoral se despede do TRE/AL
Procurador Regional Eleitoral Marcial Duarte Coêlho, Desembargador presidente José Carlos Malta Marques e o Diretor geral Maurício Omena (Foto: Ascom MPF/AL)

Procurador Regional Eleitoral Marcial Duarte Coêlho, Desembargador presidente José Carlos Malta Marques e o Diretor geral Maurício Omena (Foto: Ascom MPF/AL)

A sessão ordinária do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), na tarde desta segunda-feira (15), foi especial para os membros e todos que conviveram durante os últimos quatro anos com o procurador regional eleitoral Marcial Duarte Coêlho. Esta foi sua última sessão na função e recebeu homenagens do presidente desembargador José Carlos Malta Marques, em nome da Corte Eleitoral, de onde se despede, por conclusão do segundo mandato.

Assume a função de Procurador Regional Eleitoral, a procuradora da República Raquel Rodrigues Teixeira, que já era a substituta de Coêlho e passa a ser a titular da Procuradoria, dando continuidade ao trabalho desempenhado pelo Ministério Público Eleitoral junto ao Tribunal.

Marcial Duarte Coêlho, que atualmente exerce a chefia da Procuradoria da República em Alagoas, reassume seu 11o ofício, passando a integrar o Núcleo de Combate à Corrupção, onde pretende desenvolver suas atribuições com a mesma dedicação e responsabilidade que dedicou à Procuradoria Regional Eleitoral nos últimos anos.

Homenagens

Em sua fala, o desembargador José Carlos Malta se dirigindo ao procurador Marcial Coêlho, enfatizou sua dedicação, inteligência e competência: “Em nossas conversas, muitas delas reservadas, pude receber de Marcial sua experiência, apesar da jovialidade. Um procurador que já passou em 13 concursos, que optou por deixar a magistratura para ser membro do Ministério Público muito honra a profissão que exerce com inteligência, trabalho e responsabilidade”.

Após as belas e eloquentes palavras do desembargador presidente do TRE, demais desembargadores eleitorais se pronunciaram no sentido de elogiar a atuação do procurador, sua humildade, dedicação e respeito com os colegas e lamentar sua ausência, mas dando as boas-vindas a Raquel Teixeira também presente à sessão desta tarde.

Participaram das homenagens ao procurador da República: o vice-presidente e corregedor Pedro Augusto Mendonça de Araújo; o desembargador Orlando Rocha Filho; a desembargadora Silvana Lessa Omena; o desembargador Luiz Vasconcelos Netto e o desembargador Alberto Maya de Omena Calheiros. O desembargador Gustavo de Mendonça Gomes teceu seu breve comentário elogioso à atuação de Coêlho ainda durante a sessão ordinária por necessidade de abster-se da sessão mais cedo.

Após receber as homenagens dos membros da Corte Eleitoral, Marcial Coêlho, que atua também como procurador-chefe do MPF em Alagoas agradeceu as homenagens que superou suas expectativas e disse que o momento era de agradecimento a todas as pessoas que contribuíram com sua atuação nos últimos quatro anos, e que não poderia deixar de agradecer cada um dos servidores do TRE/AL.

Nomeando cada um dos servidores do Tribunal, Coêlho agradeceu e teceu breves comentários sobre a competência daqueles que têm feito um trabalho primoroso na Instituição e que diariamente dedicam-se para que o Tribunal siga sua missão de fazer Justiça Eleitoral. Aproveitou ainda para agradecer os desembargadores membros da Corte atualmente e nos últimos anos, bem como toda sua equipe na Procuradoria Regional Eleitoral, no MPF, que contribuem para o trabalho do MPEleitoral, como também os promotores eleitorais com quem relacionou-se institucionalmente nos últimos anos.

“Quero deixar registrado o meu agradecimento a todos, Vossas Excelências; agradecer a todos com quem eu convivi, levo muito boas lembranças do Tribunal Regional Eleitoral e espero deixar boas lembranças também. Foi uma convivência muito boa, muito profícua, tanto em termos pessoais quanto profissionais, agradeço sinceramente a todos vocês”.

Ao final, o procurador da República dirigiu-se aos familiares presentes e agradeceu por sua contribuição, carinho e compreensão quanto à rotina de trabalho e de estudos. Reconheceu que sem a participação de sua esposa, enteada, filho, pais, irmãs e cunhados, não teria conquistado tudo o que já conquistou e nem continuaria sempre em busca de novos desafios profissionais.