Geral

Polícia de Cleveland demite oficial que atirou em garoto com arma de brinquedo há dois anos

30/05/2017
Polícia de Cleveland demite oficial que atirou em garoto com arma de brinquedo há dois anos

A polícia de Cleveland demitiu nesta terça-feira (30) o agente que atirou e matou um menino de 12 anos há dois anos, após confundir a arma de brinquedo da criança com uma real.

Em novembro de 2014, Tamir Rice estava brincando em um parque com uma pistola de brinquedo quando os oficiais Timothy Loehmann e Frank Garmback estavam em um carro respondendo a um chamado de emergência.

Em um vídeo de câmeras de vigilância, Loehmann é visto atirando em Rice por duas vezes, segundos após a sua chegada, depois que o menino parece pegar a réplica da arma em sua cintura. Os oficiais não foram informados de que a arma da criança poderia ser uma imitação.

Loehmann foi demitido e Garmback, que estava dirigindo o carro, foi suspenso por 10 dias.

Loehmann foi demitido por violar as regras durante a aplicação do processo de trabalho, “especificamente, as respostas dadas por ele no seu histórico pessoal”, afirmou o chefe da polícia de Cleveland, Calvin Williams.

Quando atirou no menino, Loehmann havia sido contratado há seis meses e estava em período probatório.

“Nós aprendemos muito” desde que Rice foi atingido, disse Williams nesta terça, indicando a existência de novas políticas e de novos treinamentos. “O nosso uso da força diminuiu dramaticamente”, concluiu.

 

Instabilidade emocional

 

Gravações divulgadas por outro Departamento de Polícia, em que Loehmann trabalhou antes de integrar a polícia de Cleveland, mostra que os seus supervisores quiseram demiti-lo por ser emocionalmente instável.

Uma investigação criminal subsequente feita pelo promotor local, e encerrada há um ano e meio, não levou a nenhuma acusação aos dois oficiais.

Nessa época, o promotor do condado de Cuyahoga, Timothy McGinty, descreveu a tragédia como “uma tempestade perfeita de erros e falta de comunicação”.