Política

PEC que propõe eleições diretas está pautada para esta terça-feira

22/05/2017
PEC que propõe eleições diretas está pautada para esta terça-feira
Deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) (Foto: Dida Sampaio/Agência Estado)

Deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) (Foto: Dida Sampaio/Agência Estado)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê eleição direta em caso de vacância na presidência da República foi pautada para ser analisada na próxima terça-feira, 23, informou o autor, deputado Miro Teixeira (Rede-RJ).

A decisão foi tomada na última quinta-feira, 18, em uma reunião entre o presidente da comissão, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) e outros parlamentares um dia depois da divulgação de informações de que o presidente Michel Temer teria atuado para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Desde quarta-feira, quando foi divulgada a notícia pelo jornal O Globo, centenas de manifestantes estão indo às ruas em várias capitais brasileiras, para reforçar a renúncia de Temer e a realização de eleições diretas.

“A pressão popular pode fazer com que a tramitação da PEC corra”, disse Teixeira.  Proposta em 2016, a PEC está parada desde junho passado, quando o relator, deputado Esperidião Amin (PP-SC), apresentou seu parecer pela admissibilidade.

O texto propõe alteração do dispositivo constitucional no qual está previsto que em caso de afastamento do presidente após a segunda metade do mandato o cargo deverá ser ocupado via eleição direta, pelo Congresso. A proposta é que, neste caso, a escolha do presidente seja feita via voto popular.