Cidades

Moradores da Grota do Pau D’arco são beneficiados com trabalhos de reeducandos

11/05/2017
Moradores da Grota do Pau D’arco são beneficiados com trabalhos de reeducandos

cc8edffbca7ccabf24f05a21cc1fb4b2_L

“Uma nova história” é o projeto da Reintegração Social da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que emprega reeducandos para a realização de limpeza e manutenção dos espaços públicos em Alagoas. Uma nova história também está sendo escrita pelo Governo de Alagoas nas comunidades carentes graças às ações do projeto “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”.

Como parte deste trabalho, nesta sexta-feira (12), reeducandos realizarão a limpeza da área de acesso à Grota do Pau D’arco, localizada entre os bairros do Feitosa e Jacintinho. Doze reeducandos farão a manutenção do local indicado pelos moradores. A ação melhora a qualidade de vida das pessoas que moram na comunidade. Além disso, a Seris doará botijões de gás e bolas de futsal para serem usadas na quadra esportiva daquela localidade.

Para a gerente de Reintegração Social, Shirley Araújo, o benefício é mútuo, pois ganha a comunidade que diminui a sujeira e proliferação de insetos e roedores, bem como os reeducandos, que passam a ter o trabalho conhecido pela sociedade.

“Pessoas que trabalham e podem obter a confiança da sociedade novamente. Esse espaço nas ações do Governo é muito bom para que a sociedade conheça os serviços dos apenados e veja que eles são pessoas dignas, cidadãs, e que podem ajudar no crescimento da cidade com benefícios para todos”, explicou Araújo.

“No sistema prisional muitos têm acesso a cursos profissionalizantes. Precisamos acabar com o preconceito e a ideia de que todos que saem dos presídios retornam ao crime. Existem aqueles que mudam de vida e que querem apenas novas oportunidades e que as pessoas voltem a acreditar neles”, complementou a gestora.

Atualmente, a taxa de reincidência criminal dos reeducandos inseridos nos convênios, ou seja, que trabalham e recebem remuneração, giram em torno de 2% ao ano, muito inferior a média nacional que supera os 70%. Com isso, percebe-se que as oportunidades culminam com a mudança de vida dos egressos.