Política

Marx Beltrão trabalha para preservar empregos em Alagoas

18/05/2017
Marx Beltrão trabalha para preservar empregos em Alagoas
Foto: AssessoriaMarx Beltrão trabalha para preservar empregos em Alagoas

Marx Beltrão trabalha para preservar empregos em Alagoas

Em reunião com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo José Soavinski, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, defendeu a manutenção de empreendimentos turísticos do Litoral Sul e Alto Sertão. Notificações de órgãos ambientais já suspenderam a atividade do complexo de entretenimento e restaurante Show da Natureza, às margens do Rio São Francisco, no município de Olho D’Água do Casado, e ameaçam fechar o centro de lazer Dunas de Marapé, no município Jequiá da Praia. Marx Beltrão frisou a importância dos atrativos para fortalecer o fluxo de visitantes da região, gerar emprego e renda.

“O turismo é o segundo setor que mais emprega em Alagoas. A preservação do meio ambiente é fundamental e todos têm de trabalhar para isso, mas é preciso olhar também para a questão social”, comentou o ministro do Turismo. Apenas Dunas de Marapé, está em funcionamento há 25 anos, gera 100 empregos diretos e outros 500 indiretos de acordo com estimativas dos responsáveis pelo empreendimento, Luciano Amaral.

Marx defendeu ainda o fortalecimento das parcerias do governo com a iniciativa privada como forma de fomentar o setor de viagens no Brasil. Recentemente, o ministro lançou o Brasil + Turismo, um pacote de medidas com a meta de incluir 40 milhões de brasileiros e gerar 6 milhões de empregos no setor de viagens. Entre as medidas previstas estava a exploração turística de áreas da União pelo mercado.

“A gente entende o turismo como um grande aliado da preservação. Tanto que a legislação vigente prevê a visitação nas unidades de conservação”, comentou Ricardo José Soavinski. Os responsáveis pelos empreendimentos Dunas de Marapé e Show da Natureza já entraram com recursos para garantir o funcionamento do primeiro e a retomada das atividades do segundo.

O presidente do ICMBio se comprometeu a dar celeridade a análise técnica dos processos contra os dois complexos de lazer.