Cidades

Ivan Barros conta um pouco da história da Tribuna do Sertão

09/05/2017
Ivan Barros conta um pouco da história da Tribuna do Sertão
Ivan Barros: comemorando um antigo sonho, realizado com muito sucesso (Foto: Tribuna do Sertão)

Ivan Barros: comemorando um antigo sonho, realizado com muito sucesso (Foto: Tribuna do Sertão)

Um sonho concretizado que, depois de mais de 20 anos, revela uma história de lutas, conquistas e alegrias para contar. O semanário TRIBUNA DO SERTÃO, de Palmeira dos Índios, festeja a sua milésima edição, como o mais longevo de Alagoas, uma história iniciada em 1977, pelo advogado Ivan Barros, natural da terra de Graciliano Ramos e sequenciada pelo filho, o também advogado e jornalista, Vladimir Barros.

Ivan Barros trabalhou durante sete anos nos tempos áureos da revista Manchete, no Rio de Janeiro, mas sempre carregou o ideal de implantar um jornal impresso em Palmeira dos Índios. “Quando voltei para Alagoas, queria muito colocar um semanário, tipo revista, que retratasse a história da nossa terra, da nossa gente”, confessa Ivan Barros que, após passar em primeiro lugar em um concurso para promotor do Estado, garantiu recursos para comprar um prédio no Centro da cidade, contratou gráficos e fotógrafos, uma máquina rotativa em Recife, e, com muita dificuldade, começou a realizar seu grande sonho. Ele revela que, naquela época, surgiu outro semanário, chamado Folha de Palmeira, que não resistiu por mais de um ano.

Desde aquele período, sempre contou com o apoio do hoje senador Renan Calheiros, do ex-governador, Divaldo Suruagy, e de Carlito Lima, Luiz Torres e Medeiros Neto, como colaboradores. “Fazer jornal no interior é muito difícil, mas estamos atingindo essa marca histórica, de circular mais de 20 anos e chegar à milésima edição”, comemora.

Depois disso, conta que decidiu entregar a responsabilidade da modernização do veículo para Vladimir Barros que, até hoje, é o editor chefe do jornal. “Ele se responsabilizou pela dinamização, distribuição e circulação do jornal em Arapiraca – onde possui uma sucursal – e municípios como Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema”.

“O jornal passou a ser respeitado e temido por vários prefeitos. Foi quando, com a ajuda de Renan Calheiros (que escreve desde a primeira edição) e Aldo Rebelo, conseguimos a licença para instalarmos a Rádio Cacique, nos transformando nesse grande grupo de comunicação do Estado de Alagoas. Me sinto realizado, por fazer parte dessa grande façanha do jornalismo alagoano”, confessou, informando que a TRIBUNA DO SERTÃO        circula, inclusive, em Brasília. “Fui apenas uma semente nessa história, que muito me envaidece”, conta Ivan Barros que, neste mês de maio, vai editar o 30º livro, intitulado “A Mulher Brasileira nas Artes, Ciências, Literatura e Política”, editado pela Grafpex de Maceió.