Geral

Governo triplica número de ginásios de escolas estaduais, em dois anos

20/05/2017
Governo triplica número de ginásios de escolas estaduais, em dois anos
Atualmente, o Estado conta com 70 novos espaços, entre entregas, construções e licitações(Foto: Quadra Maria José Araujo, Cajueiro/. Valdir Rocha)

Atualmente, o Estado conta com 70 novos espaços, entre entregas, construções e licitações(Foto: Quadra Maria José Araujo, Cajueiro/. Valdir Rocha)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem trabalhando desde o início da gestão do governador Renan Filho, em 2015, para melhorar o aprendizado dos estudantes da rede pública estadual. Além da reforma de mais de 120 escolas, entrega de laboratórios de informática, promoção de eventos para destacar o protagonismo estudantil, um dos pontos mais beneficiados pela Seduc foi a construção e reforma dos ginásios esportivos.

Em 2015, das 313 escolas estaduais que declararam o Censo Escolar, apenas 34 afirmaram ter quadras cobertas para realizar as práticas esportivas, ou seja, pouco mais de 10%. Mas a situação mudou, devido ao esforço contínuo do Governo do Estado. Em pouco mais de dois anos, 38 novos ginásios foram construídos e outros 32 foram iniciados ou estão em fase de licitação.

Estes números, adicionados ao das 34 escolas que declararam o Censo, totalizam 104 ginásios ofertados aos estudantes da rede estadual.

Se comparado os novos espaços cobertos (70), com o que havia antes (34) é possível ver que o número de quadras triplicou. Para o vice-governador e titular da pasta estadual da Educação, Luciano Barbosa, os ginásios são de extrema importância para a socialização entre comunidade local e alunos.

“Os nossos alunos podem realizar mais do que as práticas esportivas nos ginásios, que, por si só, já tem uma função integradora muito grande. No local, feiras de ciências podem ser realizadas, apresentações culturais e festas da comunidade. Seguindo a determinação do governador Renan Filho, em toda a escola que tiver terreno adequado deverá ser construído um ginásio”, afirma o secretário estadual da Educação.

A melhoria é coletiva e, prova disso é que, gradativamente, unidades escolares de todas as regiões de Alagoas são beneficiadas. A Escola Estadual de Ensino Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa (Epial), localizada em Arapiraca, foi uma das grandes beneficiadas pela construção da quadra poliesportiva.

Alisson da Silva Costa, estudante do 3º ano do ensino médio, relata as dificuldades encontradas antes para a realização das práticas esportivas.

“Tínhamos que ir a pé para a quadra de outras escolas e, por depender de outras pessoas, às vezes, dávamos viagem perdida e não conseguíamos ter aula de Educação Física. Agora, com a nossa quadra, não dependemos mais de ninguém, só não pratica esporte quem não quer”, comemora o jovem.

Para o professor Bartolomeu Quintino da Silva, a iniciativa, acima de tudo, dá autonomia aos estudantes e aumenta o sentimento de pertencimento.

“Agora nós temos um horário, um plano anual, um cronograma, e podemos nos preparar para as competições. O esporte é muito importante, pois tira o jovem do ócio e dá a ele mais saúde, melhorando a sua qualidade de vida”, afirma o professor.

E as melhorias não param por aí. Nos quatro cantos de Alagoas, obras acontecem para proporcionar um espaço de dignidade aos estudantes da rede estadual. Após mais uma década de espera, a Escola Inaura Casado Costa, em Cajueiro, ganhou a tão sonhada quadra.

“A quadra é um recurso a mais, pois torna a escola mais atrativa e nos ajuda a diminuir o número de evasão escolar. Esperávamos por essa obra há mais de 10 anos”, conta a diretora Daiana Vital Sampaio.

Parâmetro

Dados divulgados pelo Censo Escolar de 2015 mostram que seis em cada dez escolas públicas no país não têm quadras para atividades.

Comparando a situação encontrada no início do governo de Renan Filho com o quadro atual é perceptível ver o aumento dos números. Na prática, em 2015, apenas 10,86% das escolas contavam com espaços cobertos para a prática esportiva, enquanto, atualmente, essa porcentagem subiu para 33,22%.

O superintendente de Engenharia e Tecnologia da Informação da Seduc, Djaci Magalhães, que fez o levantamento nas escolas explica que, em Arapiraca, o segundo maior município do Estado, existia apenas uma quadra coberta em 2015, atualmente 10 escolas contam com ginásios.

“No início da gestão, apenas a Escola Estadual Quintela Cavalcante tinha um espaço coberto para a prática das atividades físicas, em Arapiraca. Devido aos esforços, além das construções, várias quadras foram reformadas”, explica Magalhães.