Cidades

Governo entrega escola histórica à população de São Luís do Quitunde

15/05/2017
Governo entrega escola histórica à população de São Luís do Quitunde

Patrimônio do povo quitundense, a Escola Estadual Messias de Gusmão, totalmente recuperada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reabre suas portas à comunidade nesta segunda-feira (15), às 11h, com a presença do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa. A data não poderia ser mais especial: na terça-feira (16), o município comemora os 125 anos de sua emancipação política.

Um patrimônio histórico de São Luis do Quitunde e Alagoas, a escola foi fundada na administração do governador Fernandes Lima, na década de 1920, e recebeu em suas bancas grande parte da população quitundense, dentre os quais, alunos ilustres como os ex- governadores Divaldo Suruagy e Lamenha Filho.

Desativada há 17 anos, após uma forte enchente que atingiu o município em 2000, a unidade, mais um dos prédios históricos alagoanos recuperados pela atual gestão, teve sua estrutura totalmente reconstruída, porém, mantendo toda a sua originalidade.

Foi preciso fazer a laje e o piso inexistentes, partes elétrica e hidráulica, coberta, tudo mantendo as características do prédio original. Além disso, o espaço, que conta com seis salas de aula, ganhou rampas de acessibilidade e terá capacidade de atender de 600 a 700 alunos.

Allen Sandy Soares, gerente da 10ª Gerência Regional de Educação (Gere),destaca a importância da reativação da escola para São Luís do Quitunde e região norte. “A importância desta escola é imensurável. Neste dia 15, a população celebra um dia histórico, onde um patrimônio educacional da região norte renasce das cinzas, como uma fênix, após 17 anos desativada. Agradecemos ao governador Renan Filho e ao secretário Luciano Barbosa por tornar este momento possível”, comemora.