Cidades

Governador visita obras da adutora de Olho d’Água do Casado e Piranhas neste sábado

26/05/2017
Governador visita obras da adutora de Olho d’Água do Casado e Piranhas neste sábado
Governador estará em Olho D’Água do Casado neste sábado (Foto: radar 89)

Governador estará em Olho D’Água do Casado neste sábado (Foto: radar 89)

O governador Renan Filho visita, neste sábado, 27, as obras da nova adutora do município de Olho d’Água do Casado e Piranhas, no povoado Piau, no Alto Sertão alagoano. O sistema adutor passa por melhorias e ampliação, para reforçar o tratamento e o abastecimento de água para mais de 29 mil sertanejos, de zonas urbanas e rurais.

Sob o comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a obra irá duplicar o processo de adução, elevação e captação da água no meandro do lago de Xingó, no rio São Francisco. O projeto também prevê ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e construção de dois novos reservatórios, com capacidade de 350 e 450 mil litros de água.

“Nosso objetivo é melhorar e ampliar a oferta de água nessas localidades, que irá duplicar sua capacidade e beneficiar cerca de 29 mil habitantes, com base em nossas projeções até 2033”, destacou a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

A nova adutora irá atuar em paralelo com a já existente e terá cerca de 5 km de extensão, até a ETA, onde serão implantados mais quatro módulos de filtros, com capacidade para tratar 60 litros de água por segundo.

No momento, a obra possui 12,5% de execução. Até o seu término, serão investidos R$ 4,15 milhões, provenientes do Ministério da Integração Nacional.

Adutora do Alto Sertão – Tanto Olho d’Água do Casado como Piau também são beneficiados pela Adutora do Alto Sertão, inaugurada pelo Governo de Alagoas em junho de 2016. Essa é a primeira obra integrada ao Canal do Sertão que leva a água tratada à população sertaneja.

A Adutora beneficia cerca de 130 mil alagoanos, em oito municípios – Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas – e 40 povoados.

O sistema teve R$ 127 milhões de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, atualmente, é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Todo o recurso foi revertido em tecnologia de ponta, para tratar 400 litros de água por segundo e otimizar o abastecimento na região.