Cidades

Governador entrega escola de tempo integral em Murici

16/05/2017
Governador entrega escola de tempo integral em Murici

dcbc95a776b35b53db63d08b99aad395_LA Escola Estadual Professora Benedita Maria Rufino das Chagas Coelho, em Murici, no Vale do Mundaú, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (16). Trata-se da quinta unidade de ensino construída para funcionar em tempo integral em Alagoas. Em todo o Estado, 35 já funcionam nesta modalidade com mais de 10 mil alunos matriculados. A meta é chegar a 50 escolas em tempo integral até 2018.

Ao lado do prefeito de Murici, Olavo Neto, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Luciano Barbosa, entregaram a unidade de ensino, que representa um investimento de mais R$ 4,5 milhões em recursos próprios do Governo do Estado.

Renan recordou que quando assumiu o Governo, Alagoas não possuía, sequer, uma escola em tempo integral. “Trata-se de um dos programas mais bem-sucedidos do Brasil, porque ocupa a criança na escola e melhora a qualidade do ensino, fazendo com que o aluno, mais tarde, ingresse no mercado de trabalho mais qualificado”, avaliou o governador.

Para que as escolas em tempo integral funcionem plenamente, Renan Filho anunciou que lançará, dentro de três meses, edital para o concurso público da Educação com a disponibilização de 800 vagas para professor, 300 delas com dedicação exclusiva.

“Teremos em Alagoas concurso público para a Defensoria Pública, para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Educação e para auditor da Controladoria Geral do Estado, que será carreira de Estado e não mais cargo em comissão”, afirmou o governador, lembrando que Alagoas ocupa o primeiro lugar no ranking nacional da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU).

Em Murici, a Escola Estadual de Ensino Integral Professora Benedita Maria Rufino das Chagas Coelho beneficiará famílias do bairro Olavo Calheiros, residencial destinado às vítimas da enchente que atingiu o município e todo o Vale do Mundaú no ano de 2010. A unidade de ensino tem capacidade para atender cerca de 1.200 estudantes.

Trata-se da primeira escola em tempo integral de Murici, município que completa, nesta terça-feira, 125 anos de emancipação política. A unidade conta com doze salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e de química, sala de leitura, salas administrativas, recreio coberto, banheiros, além de quadra poliesportiva, vestiários e campo society.

“A única oportunidade para que as pessoas das classes mais vulneráveis possuam capacidade para se desenvolver é através do caminho da educação”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, destacando a importância do ensino em tempo integral.

“Aqui tudo é novo, inclusive o aprendizado. Passamos o dia todo na escola, estudando e envolvidos em projetos com a comunidade. É melhor do que está na rua, sem fazer nada. Estamos sempre aprendendo coisas novas aqui”, afirmou a estudante Amanda Helen, 16 anos, aluna do 2° Ano do Ensino Médio.

A solenidade foi prestigiada pelo ex-prefeito de Murici Remi Calheiros; pelo procurador-geral da Assembleia Legislativa de Alagoas, Diógenes Tenório; pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Marcelo Vieira; por vereadores, familiares da professora homenageado, dentre outras autoridades.