Cidades

Frota de ônibus escolares começa a ser recuperada em Palmeira dos Índios

11/05/2017
Frota de ônibus escolares começa a ser recuperada em Palmeira dos Índios
Sucateada, frota dos ônibus escolares de Palmeira dos Índios será recuperada (Foto: Diego Wendric)

Sucateada, frota dos ônibus escolares de Palmeira dos Índios será recuperada (Foto: Diego Wendric)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios vai começar a recuperar a frota dos ônibus amarelinhos do programa federal “Caminhos da Escola”, que estão danificados sem e funcionar. Muitos não possuem freios, estão sem pneus, sem caixa de marchas e bateria. Para resolver este problema o prefeito Júlio Cezar assinou um contrato de prestação de serviços de manutenção de veículos, que entra em vigor a partir desta sexta-feira, 12, para realizar os reparos na frota. Além dos 16 ônibus escolares, uma retroescavadeira está dentro do contrato para ser reparada. Os veículos serão vistoriados e as peças danificadas, trocadas. À medida que os trabalhos forem finalizados, eles serão devolvidos para os setores de origem.

Para o prefeito, faltou comprometimento em conservar o patrimônio público e, também, com a vida dos estudantes, a maioria criança, que diariamente utilizavam o transporte escolar sem a mínima segurança. “Esses ônibus ofereciam risco de vida às crianças e foram retirados de circulação. Preparamos o processo, e agora que ele foi finalizado, vamos começar a recuperar a frota. Inevitavelmente, o município sofre prejuízos, pois tivemos que locar carros para substituir esses ônibus. Mas foi dessa forma que nós recebemos a frota e vamos responsabilizar quem quer que seja, pois além da contratação desses carros extras, ainda teremos custos para fazer a manutenção dos carros. Pedimos desculpas à população, aos estudantes e aos seus pais, mas à medida que formos realizando os consertos, vamos retirar os veículos alugados e substituir pela nossa frota própria. Inclusive, acabamos de comprar um novo ônibus e sempre que tivermos capacidade financeira, vamos investir no transporte escolar, que é necessário em nossa rede”, afirmou o prefeito.

O prefeito Júlio Cezar disse, ainda, que um relatório será encaminhado ao Ministério da Educação, que liberou os recursos para o município comprar os ônibus, aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e à Controladoria Geral da União, onde será relatada a situação dos ônibus escolares do município. “Além de toda a frota sucateada também temos outros carros, como um ônibus, uma Kombi e um Fiat Uno que estão em uma oficina em Maceió, desde o ano passado, e não foram devolvidos por falta de pagamento. Também temos um veículo Nissan Frontier, que ninguém sabe onde está. Vamos tomar as providências cabíveis com relação a isso também”, garantiu.