Geral

Forças iraquianas abrem nova frente de batalha em Mossul

04/05/2017
Forças iraquianas abrem nova frente de batalha em Mossul

As forças iraquianas abriram uma nova frente de batalha nesta quinta-feira ao noroeste de Mossul, de onde tentam expulsar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) há mais de seis meses, anunciaram autoridades militares.

As forças do exército, do ministério do Interior e da polícia “começaram a entrar na zona oeste (da cidade) a partir do norte”, afirma um comunicado divulgado pelo comando conjunto das operações, que coordena a luta contra o EI no Iraque.

O comunicado explica que a operação tem como alvos três bairros da periferia ao noroeste da segunda maior cidade do Iraque.

A Polícia Federal confirmou a operação, que acontece depois de uma pausa relativa nos combates ao redor da parte antiga da cidade, onde estão concentrados a maior parte dos jihadistas.

Respaldadas pela coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos, as forças iraquianas iniciaram em 17 de outubro a ofensiva para libertar Mossul, reduto iraquiano dos extremistas, que assumiram o controle da cidade em junho de 2014.

No fim de janeiro, as forças iraquianas conseguiram reconquistar a parte leste da cidade e, desde 19 de fevereiro, lutam para retomar a zona oeste, onde já conquistaram alguns bairros.

Uma ofensiva a partir do norte poderia deixar os extremistas encurralados nas ruas estreitas da cidade antiga, onde moram muitos civis, utilizados como escudos humanos.