Geral

Estudantes da rede estadual de Cajueiro ganham quadra poliesportiva após dez anos de espera

17/05/2017
Estudantes da rede estadual de Cajueiro ganham quadra poliesportiva após dez anos de espera
Governador Renan Filho e secretário Luciano Barbosa no momento da entrega do importante espaço para a escola estadual de Cajueiro. Valdir Rocha

Governador Renan Filho e secretário Luciano Barbosa no momento da entrega do importante espaço para a escola estadual de Cajueiro. Valdir Rocha

O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, entregaram, nesta quarta-feira (17), a quadra poliesportiva Maria José Araújo Lemos, da Escola Estadual Inaura Casado da Costa, em Cajueiro. A unidade escolar esperava há mais de dez anos pelo espaço construído para as práticas esportivas.

 De acordo com Barbosa, 38 ginásios já foram entregues e mais 32 estão em processo de licitação ou em construção.

“A determinação do governador Renan Filho é que, em cada escola onde houver um espaço adequado, nós construiremos um ginásio, onde, além das práticas esportivas, as atividades culturais poderão ser realizadas pelos alunos e pela comunidade”, explica o secretário.

A diretora da unidade escolar, Daiana Vital Sampaio, conta que a longa espera valeu a pena. “Esperávamos há mais de dez anos por esse espaço. Agora, os nossos alunos terão um recurso adequado para complementar a teoria dada em sala de aula. O esporte insere cada vez mais as pessoas na sociedade”, destaca Daiana.

Sandreane Welia Silva Paulino, responsável pela 4ª Gerência Regional de Educação (Gere), concorda com a opinião da colega educadora. “Os alunos da Inaura Casado da Costa agora podem se orgulhar de ter sua própria quadra. Isso é muito importante, pois reforça o clima de pertencimento deles. Além dos estudantes, a comunidade também poderá utilizar o espaço para a promoção de eventos”, destaca a gerente.

Beneficiados 

Os estudantes da Escola Inaura Casado estão felizes com os resultados do trabalho conjunto do Governo para melhorar a qualidade da educação e proporcionar os instrumentos necessários para a otimização dos serviços ofertados.

É o que relata a aluna da 2ª série do ensino médio Layanne Kelly Paulino da Silva. “Acho que, com o ginásio, as coisas vão melhorar muito, pois no espaço, além do esporte, poderemos desenvolver ainda mais a cultura da cidade por meio de atividades”, diz.

Suelayne Oliveira da Silva, também da 2ª série do ensino médio, faz coro ao que disse Layanne. “Para mim, a construção da quadra é muito importante. Eu sempre quis ter um espaço como esse para fazer a Educação Física e, agora que foi entregue, vemos que está tudo perfeito”, afirma a jovem.

 

O estudante Daniel Lima, de 14 anos, participou de um bate-bola com o governador Renan Filho, e deu o pontapé inicial da inauguração da quadra. “Foi muito boa a experiência, pois tive a oportunidade de jogar com o governador. Nunca na minha vida eu sonhava viver um momento como esse”, relata Lima.​