Geral

Estudantes alagoanos de escolas públicas se preparam para o Enem

08/05/2017
Estudantes alagoanos de escolas públicas se preparam para o Enem
Estudante Arielly da Silva Santos aprovou alterações no exame. Valdir Rocha

Estudante Arielly da Silva Santos aprovou alterações no exame. Valdir Rocha

Estudantes que concluem o ensino médio este ano já poderão efetuar, a partir desta segunda-feira (8), sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas a partir das 10h pelo site http://enem.inep.gov.br/participante e podem ser efetuadas até às 23h59 do dia 19 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 82, mas alunos de escolas públicas são isentos de pagamento.

Este ano, o exame será aplicado em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro), sendo o primeiro dia reservado às provas de Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas e suas Tecnologias (duração de 5h30) e o segundo voltado para as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (4h30 de duração).

Segundo edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame será aplicado em 26 municípios alagoanos: Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Rio Largo, Pilar, Penedo, São Miguel dos Campos, Coruripe, União dos Palmares, Porto Calvo, Viçosa, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Água Branca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Girau do Ponciano, Igaci, Olho d’Água das Flores, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, Teotônio Vilela e Traipu.

Preparação

Aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa, a estudante Arielly da Silva Santos aprovou as alterações no exame. “Gostei dessa mudança, pois antes a matemática e a redação eram no mesmo dia e isso era muito cansativo, pois a redação, por exigir argumentação, toma muito o seu tempo e isso atrapalhava na prova de matemática. Agora ficou melhor”, avalia a garota.

Candidata a uma vaga no curso de Medicina, Arielly ocupa todo o seu tempo com os estudos. “Venho para a escola à tarde, e, pela manhã e à noite, faço cursinho e matérias isoladas. Também aproveito todas as atividades oferecidas pela escola, a exemplo de simulados e aulões”, conta.​