Geral

Escola Estadual Fernandes Lima é a primeira a receber projeto Fale Educação!

19/05/2017
Escola Estadual Fernandes Lima é a primeira a receber projeto Fale Educação!
Promotora Mirian Ferro falou aos alunos sobre direitos e obrigações e da importância em conhecer e utilizar a legislação. (Fotos: Valdir Rocha)

Promotora Mirian Ferro falou aos alunos sobre direitos e obrigações e da importância em conhecer e utilizar a legislação. (Foto: Valdir Rocha)

Lançado pelo Ministério Público Estadual no final de abril, o projeto Fale Educação! realizou a sua primeira visita in loco, na Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, no bairro São Jorge, com a presença da promotora de Justiça Mirian Ferro.

Com o tema ‘Liberdade de Expressão’, a promotora apresentou a centenas de estudantes do ensino médio uma exposição sobre direitos e obrigações, bem como a importância em conhecer e utilizar a legislação em prol do bem comum.“Liberdade de expressão é um tema constitucional e, na ocasião, frisamos que ela só existe quando se respeita o direito alheio. Os alunos foram participativos, perguntaram bastante e, a partir deste conteúdo, farão uma redação”, conta Mirian Ferro.

Após a palestra, estudantes foram convidados a redigir uma redação de 20 linhas e um enunciado, que, segundo Mirian Ferro, vão se unir às demais produções das outras escolas, as quais deverão ser levadas ao Ministério da Educação, em Brasília.

Empolgados, os alunos também receberam brindes alusivos ao projeto e dois deles visitarão a sede do MPAL para conhecer o dia a dia dos promotores.
“Gostei da palestra. Cada um tem que saber o seu direito. A gente tem liberdade para fazer o que quiser; liberdade para expressar o que a gente sente, de expressar o que é”, destaca a estudante da 2ª série do ensino médio, Driele Rosita.

A diretora adjunta da unidade, Ana Lúcia Costa de Lima, ressalta a importância da iniciativa. “Diante do contexto em que estamos inseridos, este projeto contribui bastante, pois orienta os nossos estudantes acerca de seus direitos, mostrando que eles não estão sós, que o Poder Público está à disposição deles. Existe um canal aberto para eles e seus familiares com o Ministério Público e foi isto que eles viram aqui”, comemora a gestora.

O projeto

Ainda de acordo com a promotora, o ‘Fale, Educação!’ conta com a participação de 14 promotores de Justiça, que, ao longo de 2017, vão capacitar professores e estudantes da rede pública estadual, com abordagem jurídica sobre temas como liberdade de expressão, educação, democracia, saúde, meio ambiente, convivência pacífica, trabalho, infância e juventude, dentre outros.

“Esse projeto é da promotora Cecília Carnaúba e envolve 14 promotores, que trabalham com o objetivo de cooperar com os professores e com o Estado na área da Educação. Após ela apresentar o projeto, todos nós decidimos cooperar voluntariamente e estamos todos emocionados, empolgados e trabalhando com muito afinco”, declara Mirian.

A próxima visita está prevista para a próxima terça-feira (23), na Escola Estadual Guiomar de Almeida, na Ponta Grossa, com a presença da promotora idealizadora do projeto, Cecília Carnaúba.