Geral

Equipe de robótica da rede Sesi/Senai segue dia 23 para torneio na Dinamarca

11/05/2017
Equipe de robótica da rede Sesi/Senai segue dia 23 para torneio na Dinamarca

unnamed

Os passaportes acabaram de chegar e, no próximo dia 23, a equipe Tecmade, formada por sete estudantes da rede Sesi/Senai de Alagoas, embarca para Aarhus, na Dinamarca, onde representa o Brasil no Campeonato Aberto Europeu de Robótica, que ocorre de 25 a 28 deste mês de maio.
Até lá, nada de descanso.

Eles treinam intensamente, inclusive aos fins de semana, para conquistar um bom resultado. “Estamos nos preparando para enfrentar equipes de vários países, então, nossa meta é 349 [pontos], que estamos estabelecendo para termos pilares de equilíbrio entre os três requisitos da competição e, assim, trazer um prêmio para o nosso país”, diz o jovem Joab Almeida, egresso do curso de Logística.

Além do robô, que terá de cumprir desafios na mesa, o grupo vai apresentar um projeto de pesquisa com o tema desta temporada do torneio de robótica, que é “Animal Allies” (aliados animais, em português).
“O principal foco do nosso trabalho não é apenas construir e programar robô, mas, também, levar uma nova proposta para população mundial, que é o combate à otite canina. Então, estamos com uma proposta bem simples, mas também inovadora, que é o Hydro Protect”, explica o professor Eduardo Cerqueira, coordenador da equipe, que também viaja para o país europeu.

A doença é um processo inflamatório que envolve a porção externa do ouvido, causando muito desconforto aos animais. “Vamos levar o nosso produto já feito, para dar uma melhor visualização aos juízes, que é um protetor auricular para cães. Ele evita o contato da água com o ouvido dele e previne a otite canina”, acrescente o garoto Joab Almeida.

E para que tudo ocorra bem na apresentação do Hydro Protect, os alunos recebem treinamento em Língua Inglesa. “Espero que tenhamos uma pontuação boa no robô, um bom desempenho nas salas de avaliação do projeto e que esse treinamento em Inglês dê tudo certo, para que a gente represente bem o Brasil. Porque, mesmo a competição acontecendo na Dinamarca, a língua oficial é o Inglês”, destaca Noemy Araújo, egressa do curso técnico de Rede de Computadores.

O grupo também é formado pelos jovens alagoanos Marcos Alexandre (Rede de Computadores); Fernando Cavalcanti (Logística); Júnior Costa (Administração); Maria Sâmia (Administração); e Matheus Vieira (Administração).