domingo, 23 de setembro de 2018

Notícias

In:

Em quatro meses de gestão, Saúde dobra número de atendimentos no CRIA

Por Redação com Prefeitura de Arapiraca

IMG_5842

Durante esses quatro meses de gestão do prefeito Rogério Teófilo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem intensificado os trabalhos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) com serviços humanizados direcionados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

São pouco mais de 120 dias de atuação, e os números de atendimentos tem praticamente dobrado nas mais diversificadas especialidades disponibilizadas pelo CRIA, que, nesta gestão, pôde fazer a adesão de outros profissionais e ofertar à população do município arapiraquense.

“Temos a certeza que Arapiraca é um dos únicos municípios que cresceu na oferta de exames de alta e média complexidade do SUS. Sem falar que pudemos colocar especialidades que não existiam no CRIA, e isso tem sido recebido de forma bastante positiva pela população”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes.

Em um balanço geral e comparativo entre os meses de outubro de 2016 e abril de 2017, constata-se um crescimento substancial no que se refere ao número de exames nas especialidades, a exemplo da psiquiatria geral que durante esse período de quatro meses houve um aumento de 441 atendimentos em relação ao ano anterior.

IMG_5877

O diretor do CRIA, Nicolas Balbino, informou que um dos serviços mais procurados pelos usuários das Unidades Básicas de Saúde, os eletrocardiogramas tiveram um aumento considerável em 2017. Anteriormente, até outubro de 2016, eram realizados apenas 25 atendimentos semanais, hoje, até abril deste ano, esse índice cresceu para 25 exames diários. Ultrassonografia, mamografias e ecocardiogramas foram serviços reativados em Arapiraca.

De acordo com a secretária Aurélia Fernandes, a atenção especializada é um dos grandes gargalos do SUS, e esse número de profissionais prestadores de serviços à população tem aumentado em Arapiraca, tendo médicos atuantes nos setores de mastologia, otorrino, psiquiatria, neurologia e angiologia, além dos demais que já são oferecidos pelo CRIA.

A remoção dos atendimentos direcionados por terceiros, o fim das filas de espera e a humanização dos serviços prestados aliados à valorização da população são marcas significativas da gestão do prefeito Rogério Teófilo.

“Hoje as consultas são marcadas pela própria unidade de saúde e agendadas eletronicamente pelo sistema, evitando que filas sejam criadas e que vagas sejam ocupadas e distribuídas por terceiros. O paciente já sabe a hora que tem que ir e não precisa esperar por tanto tempo para ser consultado. Essa é a garantia que os usuários têm em receber os seus atendimentos”, apontou a secretária.

Novidade em todo o Estado de Alagoas, o procedimento de aplicação de espumas para desobstrução de veias e meias ortopédicas já são realidade em Arapiraca e realizada com frequência pelos angeologistas do Centro de Referência Integrado de Arapiraca.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com