Geral

Em meio a motim militar, Costa do Marfim tem empresas fechadas

15/05/2017
Em meio a motim militar, Costa do Marfim tem empresas fechadas

Muitas empresas fecharam operações no principal porto da Costa do Marfim, em Abidjan, na segunda-feira (15), em meio ao agravamento de um motim militar e a decisão da associação bancária de fechar as agências, disseram exportadores de commodities que operam no local à Reuters.

Soldados em rebelião fizeram disparos nas duas maiores cidades da Costa do Marfim, desafiando uma ordem do governo de abaixar suas armas. Os amotinados bloquearam estradas fora de um quartel em um bairro importante de Abidjan, que é considerada a capital econômica do país (a capital política oficial é Yamussucro)

As forças pró-governo estão se dirigindo para a segunda maior cidade, Bouaké, onde ocorrem tiroteios pelo quinto dia consecutivo. Os amotinados, que ajudaram o presidente a tomar posse em 2011, travam uma disputa salarial com o governo.

Comércios de cacau, bancos e prédios do governo de Daloa, reduto de cacau na Costa do Marfim, também fecharam as portas nesta segunda-feira, segundo moradores, em meio a tiroteios relacionados ao motim militar.

“Todo o comércio está fechado aqui em Daloa. Os bancos estão fechados e também as empresas de compra de cacau”, disse Aka Marcel, um gerente de cooperativa de agricultura em Daloa. “Os soldados estão nas ruas a pé e em motos. Eles estão atirando para o alto”.

A associação de bancos da Costa do Marfim, a APBEF, pediu que todos os bancos da nação do oeste da África permaneçam fechados nesta segunda.

“Houve uma reunião de emergência nesta manhã e a APBEF decidiu que, por razões de segurança, todos os bancos vão continuar fechados”, disse uma autoridade do Banque Atlantique, que quis se manter anônima, à Reuters.

Soldados amotinados em mostram armas em Bouake, nesta segunda (Foto: Issouf Sanogo/ÃFP)