sábado, 20 de julho de 2019

Notícias

In:

Artesãos podem contribuir para nova Base Conceitual do Programa do Artesanato Brasileiro

Por Redação com Agência Alagoas
Base conceitual tem por finalidade disponibilizar conhecimento acerca das produções artesanais. Itawi Albuquerque

Base conceitual tem por finalidade disponibilizar conhecimento acerca das produções artesanais. Itawi Albuquerque

Artesãos de todo o Brasil podem colaborar com a construção da nova Base Conceitual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) deu início à consulta pública da nova base conceitual com o objetivo de receber opiniões e contribuições dos artesãos. As contribuições poderão ser feitas até o dia 19 de junho, através do portal participa.br.

Em 2016, a base conceitual – que tem por finalidade disponibilizar conhecimento acerca das produções artesanais e auxiliar a elaboração e o acompanhamento de políticas públicas voltadas ao setor -, passou por algumas alterações para aperfeiçoar as ações de valorização dos profissionais e abranger o reconhecimento de técnicas artesanais.

Além de ser essencial para a construção de políticas públicas do segmento, a Base Conceitual serve de referência para classificar a produção artesanal no momento de emissão da carteira do artesão, emitida em Alagoas na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

“Esta reformulação é importante para que possamos ampliar o leque de técnicas e contemplar mais pessoas no cadastro de artesãos, visando fortalecer e dinamizar o artesanato brasileiro. Para isso, é indispensável a participação ativa do profissional, que através da consulta pública tem o direito de emitir sua opinião e construir, junto ao PAB, uma base que atenda às suas necessidades”, explicou a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com