Geral

Antropóloga Luitgarde Barros exalta alagoanos que fizeram história no Brasil

20/05/2017
Antropóloga Luitgarde Barros exalta alagoanos que fizeram história no Brasil
Chá de Memório com Luitgarde Barros marca as comemorações dos 200 anos de emancipação do Estado(Fotos: André Palmeira)

Chá de Memório com Luitgarde Barros marca as comemorações dos 200 anos de emancipação do Estado(Fotos: André Palmeira)

“Não tem como discutir nenhum assunto brasileiro sem citar um alagoano”. A frase foi dita pela antropóloga e professora-doutora Luitgarde Barros, na tarde de sexta-feira (19), durante o projeto Chá de Memória, no Arquivo Público de Alagoas (APA).

Realizado pelas secretarias de Estado do Gabinete Civil, da Comunicação (Secom) e da Cultura (Secult), o evento faz parte das comemorações dos 200 anos de emancipação do Estado.

A vinda da intelectual reuniu cerca de 100 pessoas, entre professores, estudantes, pesquisadores e curiosos. Considerada uma pesquisadora reconhecida nacional e internacionalmente, Luitgarde Barros mora no Rio de Janeiro desde 1963, onde constituiu família, mas nunca deixou de estudar e falar de Alagoas e seus personagens ilustres.

“Sou dividida entre o Nordeste e Sudeste; entre Alagoas e o Rio de Janeiro. E por onde eu vou e estudo chega até mim um fato de um alagoano que fez história no Brasil e no mundo. A exemplo de Marechal Deodoro, que era um abolicionista, e que foi tema do meu doutorado; Padre Cícero Romão; o anarquista e ambientalista Octávio Brandão; além de Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Arthur Ramos, Nise da Silveira, Melo Moraes e tantos outros”, observou ela.

Segundo a antropóloga, é de extrema importância mostrar que os intelectuais da classe dominante não foram os únicos que fizeram a diferença no mundo literato e na pesquisa alagoana e brasileira.

“Ter conhecido e apresentar construtores autodidatas, que têm extrema representatividade no Brasil e no mundo, me deixa muito feliz, a exemplo do polivalente Jorge de Lima e Octávio Brandão”, diz a intelectual, abordando o tempo de amizade e convivência até a morte da psiquiatra alagoana que revolucionou os estudos da medicina na de doenças mentais, Nise da Silveira.

Luitgarde Barros deve retornar a Alagoas em outubro, para a Bienal Internacional do Livro, onde lançará, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Governo do Estado, publicações inéditas, entre elas a que aborda as personalidades alagoanas que fizeram história no Brasil e no mundo.

Confira a agenda da antropóloga nos próximos dias:

Maceió
Local: Campus – Cesmac
Data: 23/05/2017 (Terça-feira)
Horário: 19h30
Vera Romariz
99982-5790

Local: Centro de Convenções
Data: 25/05/2017 (Quinta-feira)
Horário: 09h
Professores – Rede Pública Estadual
Comissão Bicentenário
Solange Albuquerque Viégas
99972-0342

Local: Auditório Iris II (Direito e Psicologia – Cesmac
Data: 30/05/2017 (Terça-feira)
Horário: 09h
Vera Romariz
99982-5790