Geral

Aldeia Wassu Cocal promove Jogos Indígenas até 26 de maio

23/05/2017
Aldeia Wassu Cocal promove Jogos Indígenas até 26 de maio
stão participando 240 competidores e competidoras representando sete povos indígenas alagoanos. Ascom

stão participando 240 competidores e competidoras representando sete povos indígenas alagoanos. Ascom

A aldeia Wassu Cocal, localizada no município de Joaquim Gomes, na Zona da Mata alagoana, sediará pela primeira vez os seus Jogos Indígenas no período de 22 a 26 de maio. O evento conta com o apoio do Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); além da Prefeitura Municipal de Joaquim Gomes e comunidade local.

As atividades foram iniciadas com uma roda de conversa entre lideranças indígenas. E a cerimônia de abertura ocorreu na noite dessa segunda-feira com a homenagem aos anciões Wassu Cocal e a apresentação das delegações.

Estão participando 240 competidores e competidoras representando sete povos indígenas alagoanos: Jeripankó (Pariconha), Kotokin (Pariconha), Karapotó Plakió (São Sebastião), Koiupankó (Inhapi), Xucuru Kariri – Serra da Capela (Palmeira dos Índios), Xucuru Kariri – Mata da Cafurna (Palmeira dos Índios) e Wassu Cocal (Joaquim Gomes).

“Com esses jogos queremos unir os povos e celebrar a nossa existência. É um momento ímpar porque estaremos mostrando que a nossa cultura tá viva e forte, e ainda, é uma oportunidade de integrar os índios com os não-índios que vão assistir nossa atividade”, exaltou a indígena Simone Maria dos Santos, integrante da comissão organizadora.

As modalidades esportivas são: natação, corrida de jangada, arremesso de lança, competição de maracá e zarabatana; rouba-bandeira; estilingue; arco e flecha; corrida de perna de pau, cesto, de pote e a corrida dos guerreiros; cabo de guerra, braço de força. Também serão realizados vários rituais culturais; exposição e comercialização de comidas típicas e artesanato; além do desfile da beleza indígena com peças da Griff Koiupanká.