Geral

Zona da Mata vai ser receber serviços de saúde durante o Governo Presente

06/04/2017
Zona da Mata vai ser receber serviços de saúde durante o Governo Presente

Os moradores de sete municípios da Zona da Mata alagoana serão beneficiados com diversos serviços de saúde durante a sexta edição do Governo Presente, nesta sexta (7) e sábado (8). Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai montar tendas temáticas nos municípios de União dos Palmares, Ibateguara e São José da Laje.

 

Durante os dois dias serão atendidos os moradores das três cidades onde as tendas estarão montadas, além dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes em Joaquim Gomes, Branquinha, Murici e Flexeiras. Por meio desta iniciativa, a gestão da Sesau pretende descentralizar os serviços de saúde e focar na prevenção de doenças não transmissíveis, como a diabetes.

 

“Temos que possibilitar que as ações cheguem aos usuários do SUS, já que mais de 90% dos alagoanos dependem exclusivamente dos serviços públicos de saúde. Por isso, a importância do Governo Presente, que possibilita à população ter acesso a informações que resultem na prevenção de doenças, uma vez que muitas delas, como a dengue, são disseminadas pela falta de esclarecimento”, salienta a assessora técnica da Sesaau, Júlia Levino.

 

Serviços

 

Em União dos Palmares, os serviços da Sesau estarão disponíveis na Escola Estadual Carlos Barros. Além de ações para prevenção e diagnóstico da diabetes e hipertensão, também serão disponibilizadas informações sobre a transmissão da dengue, zika e chikungunya e vacinas contra difteria, tétano e hepatite B.

 

Também serão disponibilizados testes rápidos para diagnosticar os vírus HIV, sífilis e hepatite B. Os usuários poderão se cadastrar no Registo Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome) e, por meio do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), se candidatar à doação de sangue, além de solicitarem a confecção do Cartão SUS.

 

Ainda durante a VI edição do Governo Presente, a Sesau irá distribuir 21 óculos para crianças de 5 a 14 anos da Comunidade Quilombola Muquém. Para isso, as crianças passaram por exames de acuidade visual na semana passada. “Por meio desta iniciativa, o Governo do Estado pretende assegurar a melhoria do rendimento nos estudos, evitando, assim, a evasão escolar”, salientou Júlia Levino.

 

No município de São José da Laje, a tenda da Sesau estará montada na Praça Multieventos e serão ofertados serviços de prevenção da obesidade, hipertensão, diabetes, zika, chikungunya e dengue. Também serão disponibilizadas vacinas contra difteria, tétano e hepatite B e testes rápidos para diagnosticar os vírus da Aids, sífilis e hepatite. Ainda durante o evento, os usuários poderão solicitar a confecção do Cartão SUS e se cadastrarem como doadores voluntários de medula óssea.

 

Já em Ibateguara, os usuários terão acesso aos serviços da Sesau no Centro Cultural. A exemplo das tendas montadas em União dos Palmares e São José da Laje, também serão disponibilizados serviços para prevenção da dengue, zika, chikungunya, obesidade, hipertensão e diabetes, além de vacinas contra difteria, tétano e hepatite, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e confecção do Cartão SUS.

 

Diferencial

 

E para esta edição do Governo Presente a Sesau irá contar com um diferencial: o Espaço Bem-Estar, que vai disponibilizar ações voltadas para a qualidade de vida. Entre os serviços que serão ofertados à população, destaque para a ginástica laboral, zumba, pilates, massoterapia, além de orientação sobre a importância de adotar uma alimentação saudável.