Geral

Vídeo de loja mostra pessoas fugindo de caminhão durante ataque em Estocolmo

07/04/2017
Vídeo de loja mostra pessoas fugindo de caminhão durante ataque em Estocolmo

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança de uma loja e divulgado pelo jornal “Expressen” mostra o momento em que um caminhão invade uma área de pedestres na rua Drottningatan, em Estocolmo, na Suécia, na tarde de sexta (7).

É possível ver pessoas entrando correndo na loja, fugindo para não serem atropeladas.

O ataque deixou quatro mortos e 12 feridos, segundo a polícia. Um suspeito foi preso e alega ter sido o autor do ataque. A polícia diz que ele foi identificado, mas não divulgou seu nome. O caminhão teria sido roubado momentos antes de ser conduzido para cima dos pedestres em uma das mais movimentadas ruas do centro da capital sueca.

O incidente ocorreu perto de grandes lojas, na rua de pedestres mais frequentada da capital e uma das principais artérias da cidade, a Drottningatan, perto da esquina com a Rua Klarabergsgatan.

Serviços de segurança do país afirmam que se trata de um atentado, diz a France Presse. O primeiro-ministro, Stefan Löfven, fez uma breve declaração às 16 horas (11 horas, em Brasília), uma hora depois de a polícia ser acionada: “A Suécia foi atacada. Tudo aponta para um atentado terrorista”.

O jornal sueco “Aftonbladet” afirma que o caminhão usado no ataque estava sendo usado para fazer uma entrega de cerveja a um restaurante e foi roubado quando o motorista desceu do veículo para descarregar as bebidas. A ação teria acontecido muito rapidamente e sido executada por um homem com o rosto coberto.

A polícia continua procurando o verdadeiro motorista para prestar esclarecimentos.

A polícia isolou a área e pediu que as pessoas evitem o centro da cidade. O serviço de metrô foi paralisado e a estação central de Estocolmo foi esvaziada. Além disso, a companhia nacional de trem da Suécia afirmou que todos os trens partindo ou chegando a Estocolmo foram cancelados pelo resto do dia devido ao ataque.

Finlândia e Noruega fortaleceram as medidas de segurança em grandes cidades e aeroportos após o ataque em Estocolmo. Nas principais cidades da Noruega e no aeroporto de Oslo, policiais vão carregar armas por período indefinido.

 (Foto: Editoria de Arte/G1)