Geral

Secretaria do Trabalho promove oficina de emprego para quilombolas em União

05/04/2017
Secretaria do Trabalho promove oficina de emprego para quilombolas em União
Ônibus do Trabalho e Emprego levará as ações do Sine ao Governo Presente (Foto: Ascom/Sete)

Ônibus do Trabalho e Emprego levará as ações do Sine ao Governo Presente (Foto: Ascom/Sete)

A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) vai promover o programa Frente do Emprego, junto à comunidade quilombola do Muquém em União dos Palmares, durante a sexta edição do Governo Presente, nesta sexta (7) e sábado (8), na região da Zona da Mata.

A oficina de orientação ao emprego vai abordar, entre outras dicas, como elaborar um currículo correto, como se preparar e se comportar diante de uma entrevista de emprego e como criar uma rede de contatos. O curso será ministrado conforme as necessidades apresentadas pelos presentes, baseadas na realidade vivenciada pelo grupo no dia a dia.

“Nós fazemos uma adaptação daquilo que o grupo necessita aprender, sem deixar de colocar um conteúdo programático que seja trabalhado em qualquer relação trabalhista, pois é preciso socializar o conhecimento”, disse a coordenadora do setor de Orientação do Emprego, psicóloga Ana Lúcia Barros.

Para a secretária de Cultura de União dos Palmares, Maria das Dores Oliveira, a oficina é mais uma oportunidade que a comunidade terá para mudar sua realidade.

“Estamos tentando implantar uma linha de trabalho diferenciada que ofereça oportunidades de novos empregos para os quilombolas, para além da agricultura e do artesanato”, disse.

Outras ações

Além do Frente do Emprego, a Secretaria do Trabalho vai realizar outras ações durante o Governo Presente. Nas arenas montadas nas cidades-sedes, os programas Juventude Empreendedora e Conectar Alagoas estarão promovendo a inscrição dos interessados.

Já o Ônibus do Trabalho e Emprego que leva os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) aos quatro cantos do Estado vai estar dia 7 na arena montada no Centro Cultural, em Ibateguara. No dia 8, o Sine volante estará em Santana do Mundaú, em frente à escola Monsenhor Clóvis.

O secretário do Trabalho, Arthur Albuquerque, destacou a participação das atividades da Sete na programação montada do Governo Presente.

“Mais uma vez, a Secretaria do Trabalho vai colaborar com muito afinco em mais uma edição do Governo Presente, levando cursos, palestras de orientação ao emprego e serviços do Sine, como a emissão de carteira do trabalho, a fim de beneficiar a população residente na região contemplada pela ação governamental”, declarou Arthur.