Geral

Russo suspeito de ligação com ataque cibernético nas eleições dos EUA é preso na Espanha

10/04/2017
Russo suspeito de ligação com ataque cibernético nas eleições dos EUA é preso na Espanha

Um técnico de informática russo suspeito de ter participado em um ataque cibernético durante a campanha eleitoral nos Estados Unidos foi detido nesta segunda-feira (10) na Espanha, informou uma fonte judicial.

Pyotr Levashov, detido na sexta-feira (7) em Barcelona, foi alvo de um pedido de extradição dos Estados Unidos. O caso deverá ser examinado pela Audiência Nacional, alto tribunal em Madri.

A justiça dos Estados Unidos tem prazo de 40 dias a partir da data da detenção para apresentar os elementos de prova que sustentem a demanda enviada à justiça espanhola.

Levashov é apontado por “suposta participação na ação de hackers na campanha eleitoral dos Estados Unidos, disse a fonte.

A Rússia foi acusada pelo serviço de inteligência americano de ter interferido nas eleições para favorecer o candidato republicano.

O presidente americano nega qualquer conluio com Moscou antes das eleições de novembro. Outro hacker russo procurado pelos Estados Unidos, Stanislav Lisov, foi detido em janeiro no aeroporto El Prat de Barcelona e colocado à disposição da Audiência Nacional.