Geral

Ressocialização inicia ano letivo no sistema prisional nesta terça-feira (25)

24/04/2017
Ressocialização inicia ano letivo no sistema prisional nesta terça-feira (25)
Ações da Seris transformam a vida dos apenados por meio da educação(Fotos: Jorge Santos)

Ações da Seris transformam a vida dos apenados por meio da educação(Fotos: Jorge Santos)

A educação é um dos principais vetores para a ressocialização, e o conhecimento ofertado em sala de aula transforma a vida dos custodiados. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) dá início ao ano letivo no sistema prisional, em cerimônia no Centro Ecumênico Santa Luzia, às 10h.

Com o tema ‘Cordelizando a educação no sistema prisional’, o projeto irá fomentar a cultura do cordel no cárcere.

Neste ano, 503 reeducandos terão aulas nos segmentos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino superior pela modalidade a distância, pela Universidade Norte do Paraná (Unopar).

A supervisora de Educação da Seris, Genizete Tavares, fala da importância da oferta de conhecimento no cárcere. Para ela, a iniciativa promove a aproximação do aluno com a cultura popular.

“É uma vitória fazermos com que o aluno conclua a educação formal dentro do sistema prisional. Ofertar e estimular a leitura, além do conhecimento da sua própria cultura, é uma forma de tornar os estudos mais atraentes. Assim, notamos a preocupação do reeducando com a educação, a vontade que eles têm de aprender cada vez mais e proporcionar um futuro melhor para suas famílias”, disse.

Lêberdade

Na última quinta-feira (20), a Seris lançou o projeto Lêberdade, de incentivo e fomento da leitura, interpretação e construção de textos pelos reeducandos. Como contrapartida, os leitores que cumprem os critérios avaliativos têm suas penas remidas. A prática estimula acesso à educação e àcultura.

Após o recebimento do livro, o interno têm de 21 a 30 dias para a ler a obra. O prazo máximo para elaboração do texto é de dez dias. Para isso, há uma orientação pedagógica. Cada reeducando pode fazer a leitura de um livro por mês. Assim é dada a possibilidade de remir até 48 dias por ano na pena.

Capacitação

Além da educação, outra preocupação da Seris é profissionalizar os internos. Por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Ressocialização mantém os apenados preparados para construir um futuro digno desempenhando serviços de qualidade.