Geral

Ressocialização doará 200 kits de bebês durante 6ª edição do Governo Presente

05/04/2017
Ressocialização doará 200 kits de bebês durante 6ª edição do Governo Presente
Desenvolvida dentro do cárcere, iniciativa de reeducandas garante assistência a mães e bebês de São José da Laje. Jorge Santos

Desenvolvida dentro do cárcere, iniciativa de reeducandas garante assistência a mães e bebês de São José da Laje. Jorge Santos

“Eu sou mãe, minha filha tem oito anos e não tive a oportunidade de fazer o enxoval para ela, por exemplo. Com esse trabalho, sei que estou contribuindo com outras mães e proporcionando bem-estar aos bebês. É realmente recompensador”, revela a reeducanda Mickaele Barbosa, uma das 13 custodiadas da Oficina de Corte e Costura da Fábrica de Esperança, situada no Sistema Prisional.

As reeducandas estão produzindo 200 kits de cama para bebês, com lençóis, travesseiros, fronhas e mantas. Os materiais serão doados pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para as gestantes e puérperas da maternidade de São José da Laje. A iniciativa faz parte da 6ª edição do Governo Presente, que será realizada nesta sexta e sábado, dias 7 e 8 de abril.

Além de promover a qualidade de vida das mães e recém-nascidos, a produção do material impulsiona o trabalho das reeducandas. A estimativa é que até o dia 5 de abril sejam produzidas 2.100 peças na oficina de Corte e Costura. Maria Helena da Silva trabalha há 11 anos como coordenadora da espaço e explica que o esforço, disciplina e comprometimento das custodiadas com o trabalho são notórios.

“Quando chegam na oficina, as reeducandas participam de uma triagem para definir as funções de cada uma de acordo com a aptidão natural. Elas são esforçadas, buscam aprender e se empenham para realizar um bom trabalho. É importante que a sociedade saiba que atividades dignas são realizadas nos presídios”, concluiu Maria Helena.

Priscila dos Santos Silva, 27 anos, teve sua primeira oportunidade de trabalho no sistema prisional na oficina de Corte e costura. “Aqui eu estou aprendendo uma profissão. Já manuseio das máquinas e aprendi as maneiras de riscar e cortar os panos. Quero continuar trabalhando aqui e me especializando até o momento em que eu receber a liberdade, pois já penso em trabalhar com isso quando sair do sistema”, revela a custodiada.

6ª edição do Governo Presente – Além da doação dos kits de bebês, reeducandos limparão os espaços públicos, produtos artesanais confeccionados nas oficinas da Fábrica de Esperança serão expostos, enfermeiras atenderão internos nas delegacias regionais da região, egressos dos presídios participarão de palestra com uma equipe psicossocial, custodiados serão cadastrados para trabalhar e monitorados com tornozeleira eletrônica serão fiscalizados.