Cidades

Programa ‘Mulheres Mil’ do governo federal é lançado em Palmeira dos Índios

04/04/2017
Programa ‘Mulheres Mil’ do governo federal é lançado em Palmeira dos Índios
Lançamento do projeto no Colégio Estadual Humberto Mendes (Foto: assessoria)

Lançamento do projeto no Colégio Estadual Humberto Mendes (Foto: assessoria)

O prefeito Júlio Cezar participou, nesta segunda-feira, 03, no Colégio Estadual Humberto Mendes, do lançamento do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal. O programa é uma parceria da Prefeitura de Palmeira os Índios, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O “Mulheres Mil” é destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 60 anos, cadastradas no Programa Bolsa Família ou em outros programas sociais. As alunas vão receber um auxílio no valor de R$ 10 hora/aula, de acordo com a frequência, além de camisa, bolsa e material didático.

A coordenadora adjunta do Pronatec, Renilda Maria Pereira de Melo, disse que o “Mulheres Mil” segue uma estrutura com três eixos, relacionada à educação, cidadania e desenvolvimento sustentável das mulheres. “Oferecemos esses cursos para que elas possam ter uma oportunidade melhor de ter emprego ou serem autônomas. Com isso, elas ficam aptas, ao final dos cursos, que duram entre três e quatro meses, a ingresso no mercado de trabalho. Cadastramos, dessa vez, trinta e cinco mulheres para cada curso, e esperamos cadastrar ainda mais em uma próxima edição”, explicou.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, as oportunidades para quem é da periferia são poucas, mas a partir de inciativas como as do Pronatec é que as mulheres podem ser capacitadas para iniciar uma carreira profissional. “Não é fácil para quem vem da periferia ter oportunidades, principalmente de trabalho. Quero que estas mulheres saibam que temos mulheres fortes e batalhadoras, que sonharam e puderam ter o próprio negócio, que é a Marta Araújo e a Maria Lúcia. E isso pode acontecer com todas estas guerreiras, com capacitação e qualificação para desta maneira ter oportunidade de trabalhar ou mesmo montar um próprio negócio, pois para quem sonha e trabalha nada é impossível. Não percam as aulas, participem e se espelhem no exemplo dessas mulheres que tanto lutaram para vencer na vida, ” afirmou o prefeito.

Durante o lançamento do Programa, as empresárias Marta Araújo (Marta do bolo) e Maria Lúcia (pipocas Boni), deram depoimentos pessoais como forma de incentivar o empreendedorismo nas participantes do curso. Também estiveram presentes ao evento as secretárias de Educação Alcineide Nascimento, de Assistência Social Mônica Targino, diretor do Colégio Estadual professor André Galdino, Vilma Teixeira do Apoio Administrativo do Pronatec, secretária adjunta de Educação, Judith Rocha, e a diretora da 3ª Gerência Regional de Educação (Gere), Renilda Ribeiro.