Geral

Primeira-dama faz balanço do Circuito da Primeira Infância

10/04/2017
Primeira-dama faz balanço do Circuito da Primeira Infância
Primeira-dama Renata Calheiros entre crianças durante Governo Presente, na boa prática do Primeira Infância: ao total foram atendidas 1.500 crianças com vasta programação de serviços. Thiago Sampaio

Primeira-dama Renata Calheiros entre crianças durante Governo Presente, na boa prática do Primeira Infância: ao total foram atendidas 1.500 crianças com vasta programação de serviços. Thiago Sampaio

A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, fez um balanço positivo da 3ª edição do Circuito da Primeira Infância, que ocorreu durante o Governo Presente, na Zona da Mata alagoana. Ao total foram atendidas 1.500 crianças e mais de 150 gestantes, em uma vasta programação de serviços de cuidados e orientações.

“Quando buscamos espaço nas ações do Governo Presente queremos polarizar a importância dos cuidados com a primeira infância, não só entre as famílias e educadores do interior de Alagoas, mas, também, entre os gestores públicos. Fomos procurados por prefeitos, secretários municipais e primeiras-damas, que querem implantar o programa da Primeira Infância em suas cidades e levar o circuito para a população”, disse Renata Calheiros.

De acordo com a primeira-dama, a maior integração das secretarias de Estado reflete o sucesso da ação. “Contamos com a colaboração de seis secretarias, mais a Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Isso representa a grande mobilização do Estado em unir seus serviços em prol dos cuidados com a primeira infância. Esta integração garante o atendimento amplo às gestantes e crianças”, disse.

O Circuito da Primeira Infância foi montado na cidade de São José da Laje, com apoio amplo da prefeitura, e para esta adição do Governo Presente ganhou um cenário especial, em formato de castelo, para receber as crianças, gestantes e a população em geral.

As crianças receberam orientação nutricional do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), passaram por avaliação antropométrica, participaram de oficinas lúdicas, contação de histórias e sessão de cinema.
Para as gestantes, os serviços foram ainda mais ampliados no Governo Presente da Zona da Mata. Além de orientação sobre cuidados e amamentação, as futuras mamães ganharam um dia de beleza, com apoio do Sesc e uma sessão de fotos para guardar como recordação da gestação.

Sefaz

Em uma ação paralela ao Circuito da Primeira Infância, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) distribuiu para crianças da Escola Municipal Astofo Lopes, em Murici, 450 brinquedos apreendidos sem nota fiscal. “Estes presentes são fruto de apreensão do Fisco. Como não houve regulação por parte do contribuinte, nós destinamos os brinquedos para doação”, Glacia Tavares, Gerente de Programa de Educação Fiscal.

Segundo Renata Calheiros, a parceria com a Sefaz representa mais um reforço do Estado em ampliar a atenção às crianças. “Brincar é um dos principais estímulos para o desenvolvimento infantil e muitas destas crianças carentes não têm brinquedos. Que bom que um programa de educação fiscal pode trazer este retorno”, afirmou a primeira-dama.