Geral

Polícia Militar participa da I Jornada Médica e de Saúde Militar de Alagoas

29/04/2017
Polícia Militar participa da I Jornada Médica e de Saúde Militar de Alagoas
Médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e fisioterapeutas do quadro de saúde da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) estão participando da I Jornada Médica e de Saúde Militar de Alagoas organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), além do apoio de suas respectivas associações militares. O evento, que teve início na noite dessa sexta-feira (28), em Maceió, contará com palestrantes das corporações de Goiás e do Rio de Janeiro.
Na ocasião, profissionais da saúde das corporações militares estaduais de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Goiás estarão reunidos para discutir sobre os problemas comuns dos estados participantes, as experiências de sucesso alcançadas durante execuções anteriores em outros estados do Brasil, além de congregar os profissionais que labutam na área da saúde das corporações militares estaduais.
O tenente coronel BM Aldo Calaça, superintendente de saúde do CBMAL, explicou que o objetivo do encontro é realizar a integração entre os diferentes quadros de saúde das instituições alagoanas, ressaltando que essa integração já existe no Brasil e tem sido fomentada e estimulada pela Associação Brasileira de Saúde das Polícias e Bombeiros Militares.
Entre os congressistas da PM está a capitã Rosa Coimbra. A oficial enfermeira, que integra a Comissão Organizadora do evento, destaca a importância dos profissionais da saúde no atendimento às demandas sociais e, em particular, do trabalho realizado dentro das corporações, frisando que ainda existem instituições militares que não contam com quadros de saúde em suas fileiras.
“O intuito dos encontros, conferências, simpósios e jornadas médicas também é difundir a importância do trabalho realizado diariamente pela área de saúde. Também buscamos nos aperfeiçoar para melhor assistir aos nossos policiais que, todos os dias, colocam sua vida em risco para garantir a segurança das pessoas, e necessitam do amparo nos momentos que sua saúde física e mental estiver abalada”, assegurou a capitã.
Além dela participam da jornada os tenentes-coronéis Fernando Nobre e Eduardo Trigueiros; a major Cláudia Falcão e os capitães Vanessa Lobo, Suzana Cunha, Gervásio Lopes, Inês Valões, Andréa Vasconcelos e Márcio Melo, todos integrantes do Quadro de Saúde do CHPM.
Abrindo a noite de trabalhos, o presidente da Academia Nacional de Saúde das Polícias e Bombeiros Militares, coronel RR QOSBM/RJ Rômulo Capello, ministrou uma palestra sobre a ‘importância dos quadros de saúde para as corporações de polícia e bombeiros militares’. Os congressistas ainda assistiram a outras duas palestras proferidas por oficiais médicos de Goiás.
O encontro está sendo realizado no Auditório da Escola Superior de Magistratura do estado de Alagoas (ESMAL), no bairro do Farol, e terá encerramento no fim da manhã deste sábado (29).