Geral

Merkel está ‘horrorizada’ com ataque a ônibus do Borussia Dortmund; polícia investiga ligação com EI

12/04/2017
Merkel está ‘horrorizada’ com ataque a ônibus do Borussia Dortmund; polícia investiga ligação com EI

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar horrorizada com as explosões que ocorreram perto do ônibus da equipe do Borussia Dortmund, na Alemanha, na terça-feira (11), segundo a agência France Presse. O incidente ocorreu a cerca de 10 km do estádio os jogadores entrariam em campo em partida válida pela Liga dos Campeões.

“Como os habitantes de Dortmund e milhões de pessoas, a chanceler está horrorizada com este ataque contra o ônibus do BVB”, disse o porta-voz, Steffen Seibert, segundo a France Presse. Ele prometeu que os investigadores “farão todo o possível para encontrar e levar ante a justiça os culpados”.

Os vidros do ônibus quebraram e o zagueiro espanhol Marc Bartra, de 26 anos, ficou ferido e passou por cirurgia por conta de um osso da mão que foi quebrado. O Twitter do time informou que os jogadores “estão bem” e em segurança, e desejou pronta recuperação ao zagueiro.

Uma carta foi encontrada próximo ao local e está sendo investigada, segundo o procurador-geral de Dortmund. Um procurador, ouvido pela Associated Press, afirmou que a carta assume a responsabilidade pelo ato, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

A BBC informou nesta quarta que a polícia investiga se existe alguma relação com o Estado Islâmico.

O chefe de polícia local, Gregor Lange, afirmou que as explosões eram dirigidas à equipe alemã de futebol. “Partimos do princípio, e isto desde o início, de que se trata de um ataque dirigido diretamente ao ônibus” da equipe, declarou Gregor Lange em entrevista coletiva, acrescentando que ainda não está claro o motivo.

“O ônibus estava a caminho” do estádio de Dortmund no momento em que “três cargas explosivas foram detonadas”, explicou um porta-voz da polícia, Gunnar Wortmann. O jornal “Bild” apurou que essas cargas explosivas estavam em moitas da rua. A agência DPA ouviu fontes segundo as quais não há indícios de relação com terrorismo no caso.

O jogo, que ocorreria pouco depois do horário das explosões, nesta terça-feira, foi adiado para esta quarta. Uma grande operação policial está sendo preparada para que o jogo aconteça.

Mapa Borussia explosões (Foto: Editoria de Arte/G1)